terça-feira, 31 de maio de 2016

O BIBLIOTECÁRIO E SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL: UMA ANALOGIA À REPRESENTAÇÃO GRÁFICA

Por Ana Luiza Chaves

Para encerrar o mês de maio, marcado pela comemoração do Dia do Trabalho logo no seu início, voltamos a falar dele, do trabalho profissional, aquele exercido em função da profissão abraçada. Como estamos aqui, neste espaço interativo do bibliotecário, nada mais justo e oportuno falarmos desse profissional, até porque já tivemos duas postagens anteriores que abordaram essa questão: BIBLIOTECÁRIO, VOCÊ PODE VIVER DA SUA PROFISSÃO e BIBLIOTECÁRI@, VOCÊ TEM A VIDA QUE VOCÊ MERECE. Tudo que pode ser representado de forma ilustrada se torna mais visível, mais compreensivo, e é nessa linha que perguntamos: Já parou para pensar como anda a sua trajetória profissional se levarmos em conta um gráfico? Vamos lá!

Considerando o plano cartesiano, em que constam os eixos das abscissas e das ordenadas, se situarmos, no primeiro, o passar dos anos a partir da data da nossa formatura e, no segundo, os fatos que se sucedem, tais como: atuação na profissão, representatividade, mudança de emprego, realização profissional, remuneração, admissão/demissão, aprovação/reprovação em concurso público, promoção, reconhecimento etc., a função resultante pode ser crescente, decrescente, variante entre o crescente e o decrescente ou representada por uma constância.

Se é crescente, parabéns!!! Continue lutando para se manter nesse status, seguindo em frente, qual uma seta ponteira rumo ao alto, conservando sempre a diferenciação no mercado. Se for decrescente, cuidado com a queda livre, ela pode ser fatal! Tente frear essa descida, estabeleça uma constância, para depois impulsionar um crescimento planejado, agarrando-se com as oportunidades que passam à frente. Se parece um zig zag, cheia de altos e baixos, quando estiver no ponto mais alto, faça um esforço para se manter e evitar nova descida, educação continuada e injeções de inovação são o caminho para novas possibilidades. Se for uma constância positiva, tudo bem, mas vale um toque a mais para sair da zona de conforto, mas, se for uma constância com status de marasmo, vire o jogo, pense fora do quadrado, radicalize! Claro, dentro de um contexto de viabilidade.

Nossa vida profissional é realmente cheia de altos e baixos, às vezes temos até que recomeçar ou dar um passo atrás para depois seguir em frente. Vamos aproveitar e explorar ao máximo os nossos pontos fortes e tentar minimizar os pontos fracos, sempre de olho nas interferências externas, oportunidades e ameaças. Convidamos todos a visualizarem seus gráficos de trajetória profissional e a fazerem a intervenção necessária, pois nunca é tarde para mudança ou recomeço, com o objetivo de se manter bibliotecário no mercado de trabalho.
_____

CLIQUE AQUI e acesse este texto em nossa fan page.

Nenhum comentário:

Postar um comentário