segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

É POSSÍVEL SER UM BIBLIOTECÁRIO EMPREENDEDOR?

Por Fabíola Bezerra

Tentarei responder a essa pergunta com uma citação do #ConradoAdolpho: “Você pode vender o que sabe ou usar o que sabe para vender.”
Partindo desse argumento, gostaria de desenvolver #otextoénosso de hoje. As duas situações remetem ao mesmo resultado? Vamos lá ver...
Todo mundo tem uma #habilidade única; isso é uma verdade, ou melhor, vou usar isso como verdade. Dentro da sua habilidade, ou expertise, você tem o poder de transformar esse conhecimento em produto ou serviço, e este é o primeiro ponto da citação. Você conhece suas habilidades profissionais? Aquela que faz com maestria e que consegue se destacar? Pense um pouco sobre isso e, em seguida, faça uma pequena lista com essas habilidades.
Vamos criar uma situação hipotética. Digamos que você é um bibliotecário de referência. Tente relacionar quais as habilidades que possui no exercício dessa atividade, tais como:
1. Você tem domínio das normas da #ABNT; 

2. Domina as bases de dados; 
3. Ministra treinamentos; 
4. Tem facilidades com motores de busca;
5. Tem habilidades em trabalhar com o público;
6. Tem domínio com as #tecnologias;
7. É responsável pela gestão de conteúdos nas #mídiassociais nas quais a biblioteca possui perfil, dentre outras habilidades.

Você saberia dizer quantas vezes repassou esses conhecimentos para seus usuários? Impossível, não é? Mas, certamente, saberá dizer se seu usuário fica satisfeito com o atendimento que recebe de você na biblioteca. Isso é uma boa medida para avaliar a sua performance!
Dos serviços listados acima, pense o seguinte: você seria capaz de transformar esses serviços em produto? Usar, por exemplo, o seu conhecimento sobre as normas da ABNT em um formato de curso ou treinamento? Preparar um curso para alunos de Medicina, por exemplo, de como fazer levantamento bibliográfico no Medline e ofertá-lo para diferentes universidades ou centros universitários? Ou, simplesmente, fazer pesquisas bibliográficas sob encomenda? Nesse sentido, você pode vender produtos ou serviços sobre um determinado assunto que domina.
Do outro lado da citação (‘usar o que sabe para vender’), existe a possibilidade concreta de você usar o #marketingdigital para vender esses produtos e serviços, o que geralmente alcançaria mais lucro, uma vez que no marketing digital todo produto pode ser escalonável, ultrapassando todas as barreiras físicas e alcançando um número muito maior de pessoas em qualquer lugar do mundo.
A nossa proposta com o projeto piloto de #bibliotecáriosempreendedores é criar uma ação efetiva de aplicação de técnicas e metodologias de marketing digital, visionando alcançar resultados concretos e, principalmente, que os bibliotecários compreendam que é possível empreender a partir de suas habilidades únicas.
Então, por que não iniciar 2017 com esse tipo de desafio? Aventure-se, empreenda e conquiste objetivos por meio de suas habilidades! O resultado certamente valerá a pena... 
--

Nenhum comentário:

Postar um comentário