segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

BIBLIOTECÁRIO: O SUPER-HERÓI DE CADA DIA

Por Fabíola Bezerra

Irei começar esse texto de uma maneira simples e tradicional, definindo o que é um 'super-herói'.
Olhando aqui e ali, em um dicionário online ou outro, uma definição que melhor sintetize a figura lendária de um super-herói, encontrei definições semelhantes ditas de formas diferentes. No geral, as definições remetem a um personagem fictício dotado de poderes fantásticos e notáveis, sendo reconhecido pelos seus feitos extraordinários em defesa do bem e da justiça.

Nestes mesmos dicionários que usei para pesquisar o termo super-herói, fiz a pesquisa para encontrar definições para o termo 'bibliotecário'. Diferente das definições para super-herói, os bibliotecários não são apresentados como “personagem fictício”. Mas, a meu ver, até poderia ser acrescentada mais esta definição, uma vez que em muitas unidades de informação o bibliotecário de fato é uma figura 'fictícia'.
É atribuído a um super-herói “poderes fantásticos e notáveis”, porém, também identifiquei nas definições sobre os bibliotecários poderes fantásticos que nos diferenciam, tais como: o poder de tratar a informação e torná-la acessível. Atrelado a esta capacidade, tem outro ainda mais poderoso: não importando o suporte em que a informação estiver, os “super” bibliotecários levam até o usuário final a informação desejada.
O objetivo dos super-heróis é, geralmente, a “defesa do bem, da paz, o combate ao crime, tomando para si a responsabilidade de ser protagonista na luta do bem contra o mal”. Os bibliotecários também podem ser vistos como protagonistas nesta luta, quando facilitam o acesso à leitura e ao conhecimento. Por meio deles, a sociedade e os indivíduos poderão ser livres e prósperos para exercer seus direitos democráticos, conforme previsto no Manifesto da UNESCO.
Também são atribuídos aos super-heróis poderes sobre-humanos. Poderes estes que também nos assemelham, à medida que temos a “responsabilidade de identificar a demanda de informação em diferentes contextos e levando em consideração a diversidade do público”, tornando-se um poder ainda mais “super” quando estas informações são ofertadas de forma igualitária de acesso para todos, “sem distinção de idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua ou condição social”, fazendo com que possam exercer a sua cidadania.
Alguém ainda tem dúvidas de que somos super-heróis? Não é por acaso que a nossa homenagem aos bibliotecários no seu dia será em torno dos super-heróis.
Fiquem atentos às postagens no #MuralInterativodoBibliotecário de hoje até o dia 12 de março e participem do #GameHeroesDiaDoBibliotecário!
--

Nenhum comentário:

Postar um comentário