quinta-feira, 14 de abril de 2016

BIBLIOTECONOMIA SOCIAL EM AÇÃO

Por Catia Lindemann
























Nossa militância pela Biblioteconomia Social não renega nem mesmo deixa de ressaltar que há muito já se discute sobre “contexto social no fazer bibliotecário”. Contudo, ficar girando em torno de conjecturas, falácias acadêmicas, discussões sobre..., mas e cadê a ação dentro das comunidades locais como resultado de tantos estudos e diálogos?

Há alguns anos já venho usando a nomenclatura “Biblioteconomia Social”, mas não enquanto cientificidade, isso fiz depois na minha monografia, eu fiz e faço uso do termo enquanto ação, sem o alarde do glamour científico, mas ação direta dentro dos grupos sociais em que a informação sequer chegou, locais que não contemplam a presença de uma biblioteca, guetos que sequer foram respingados pelos resultados das tantas e inúmeras reuniões convencionais das academias.

Há quase um ano atrás, o Mural Interativo do Bibliotecário abriu espaço para disseminar, discutir e esclarecer o que de fato vem a ser a Biblioteconomia Social. Já apresentamos inúmeras matérias e agora sentimos a necessidade de expor na prática o passo a passo daquilo que colocamos de modo mais sintetizado ou mesmo apresentando apenas o contexto geral.

A série de pequenos vídeos que vamos apresentar tem como intuito exatamente a aplicabilidade da Biblioteconomia Social enquanto ação dentro das comunidades. Nossa ação está sendo feita dentro de um bairro de periferia com mais de 30 mil moradores, localizada no Bairro Parque Marinha, na cidade mais antiga do estado do Rio Grande do Sul, Rio Grande. Tudo se deu por iniciativa da presidente da associação de moradores, que demonstrou interesse em montar uma biblioteca dentro da sede da associação, e por meio da professora Denise Marques, vereadora que já conhecia nosso trabalho feito no presídio local e que nos procurou, relatando o seu consternamento de um bairro tão grande e povoado e que não possuía uma só biblioteca comunitária.

Enfatizamos que esse trabalho é totalmente voluntário, nossas atividades bibliotecárias não são remuneradas e todo material é obtido por meio de doação. É... Fazer Biblioteconomia Social não é nada fácil, é trabalhar em condições precárias, lidando com adversidades, sem ganho algum, apenas por amor ao ideal de que todos possam ter a disponibilidade dos livros, que a informação não seja seletiva e de alguns poucos, fazendo, assim, valer o verdadeiro direito à cidadania que roga como obrigatório que todo e qualquer indivíduo tenha acesso à informação. Isso é Biblioteconomia Social, isso sim é ação direta que visa ao grande povão, uma Biblio do povo e para o povo.



CLIQUE AQUI E ASSISTA AO PRIMEIRO VÍDEO! ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário