segunda-feira, 13 de julho de 2015

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, MANGÁS, LEITURA E BIBLIOTECAS: PARTE II

por Juliana Lima




Com relação às histórias em quadrinhos ocidentais e aos mangás, você, leitor, deve estar se perguntando: histórias em quadrinhos são todas uma coisa só, ou não? Há diferenças de estilos ou de um país para o outro? De certa forma, diria que sim, tudo depende. A questão aqui não é se as histórias em quadrinhos são americanas, francesas, inglesas etc.

As HQs ocidentais são coloridas. Muitas delas são impressas em um papel de melhor qualidade, outras ainda são impressas em papel jornal, porém, ainda assim, são páginas coloridas, enquanto que os quadrinhos japoneses, em sua grande maioria, são em preto e branco e possuem folhas em papel jornal. Apesar disso, os mangás têm mesmo algo especial e, portanto, acabam se distinguindo dos demais estilos de HQs que estamos acostumados ou conhecemos, inclusive a começar pelo sentido da leitura (da direita para a esquerda), que é o oposto do modo ocidental (da esquerda para a direita).

O mangá é um produto cultural de massa, de origem nipônica, mas que conquistou o mundo e, principalmente, os brasileiros. É um produto cultural de massa tão legal e importante que tem até museu (ver Kyoto International Manga Museum: <http://www.kyotomm.jp/english/>)! E, por falar em museu, as HQs ocidentais também têm um museu, em Bruxelas (ver Comic Art Museum Brussels / Belgian Comic Strip Center: <http://www.comicscenter.net/en/home>). Mas, voltando aos mangás, o crescimento deles fez com que deixassem de ser exclusividade japonesa e passasse a influenciar os estilos dos quadrinhos de outros países, como o "Manhua", na China, e até o fatídico dia em que a Marvel se rendeu ao traço do mangá.

O que as HQs ocidentais e os mangás têm em comum é que ambos se adaptaram às novas tecnologias, quer sejam distribuídos e vendidos pelas grandes editoras do ramo, ou sendo distribuídos na rede pelos fãs, e, ainda, utilizando recursos diversos tais como sons, movimentos, etc., tornando-os, assim, híbridos, conforme foi observado pelo pesquisador Edgar Franco em seu livro “HQtrônicas”, título que corresponde ao nome que Franco atribuiu às HQs que utilizam esses recursos. Outro ponto em comum entre as HQs ocidentais e os mangás é o fato de as bibliotecas nem sempre investirem num acervo de mangás. Já existem bibliotecas e gibitecas compostas de HQs ocidentais, enquanto que ainda há bibliotecas que fogem do mangá assim como “o diabo da cruz”.

A literatura culta é sim bastante importante e necessária, mas, em alguns locais, as HQs, sejam elas orientais ou ocidentais, continuam sendo consideradas “subliteraturas”, apesar do esforço de alguns profissionais em mostrar que os quadrinhos também são importantes na formação do leitor. Inclusive, o autor Sidney Gusman já alertou que o mangá, hoje, é o único formador de leitores do mercado brasileiro em quadrinhos.


 
 Imagens extraídas da Internet (WIKIPÉDIA).



De acordo com Luyten (2002, p. 3), o artista Katsushita Hokusai, entre 1814 e 1848, foi o responsável por criar e cunhar o termo “mangá”, que é a junção de man (involuntário) e ga (desenho, imagem), cuja palavra resultante significa imagens involuntárias. Originalmente, a palavra não possui acentuação, porém no Brasil convencionou-se a utilização do acento para evitar a confusão com a palavra manga, com sentido de fruta ou parte da camisa (LUYTEN, 2002, p. 6).


Os mangás possuem características próprias que o diferem significativamente de outros quadrinhos, principalmente dos famosos comics americanos. O planejamento é diferente, a classificação e a editoração são processos que apresentam um caráter peculiar. O mangá é revista em quadrinhos, com diferentes gêneros e categorias, de leitura popular e que abrange qualquer tipo de público. É uma leitura de prazer, sem preconceitos. Além disso, vale ressaltar que possui características editoriais específicas: divisão por sexo e idade, estilo e conteúdo. Existe também uma forte identificação entre o leitor e os personagens, pelo fato de suas histórias abordarem temas e aspectos que nem sempre aparecem nos quadrinhos tradicionais.

Gravett (2006) nos conta que durante muito tempo os quadrinhos japoneses foram vítimas de preconceitos por parte do ocidente. Mesmo em sua terra natal, o mangá é visto como um produto da cultura popular e é considerado por alguns como “subliteratura”, pois abre espaço para todos, no sentido de que se publica de tudo, desde uma disputa no campo da culinária até o sonho de tornar-se jogador de futebol ou de basquete, além das obras mais “marginais”, especialmente as de cunho erótico, e alguns enredos podem parecer muito exóticos para a cultura ocidental. Fernandes ([200-]) corrobora que a maior crítica ao mangá é relativa à presença de violência e sexo nessas histórias.

Contudo, apesar da crítica, é preciso observar determinados aspectos: primeiro, a publicação de mangás é feita por faixa etária e de acordo com o público. Significa dizer que as histórias feitas para crianças não apresentam as características fortemente criticadas. A autora explica: “Mangá, revista em quadrinhos japonesa muito pouco conhecida entre educadores e que, com quadrinhos em preto e branco e desenhos com traços fortes dá uma primeira impressão, pela sua diagramação e aparência física, de leitura de histórias violentas e sem conteúdo formador para os jovens leitores.” (FERNANDES, [200-], p. 1-2).

 Imagens extraídas da Internet (WIKIPÉDIA).



Os estudos realizados por Fernandes ([200-]), Luyten (2005) e Vergueiro (2007) apontam na direção contrária do que é dito acerca do mangá. O processo de recepção não é algo passivo, o consumidor reelabora o que lê num processo de “simbiose”. Benjamin (1994 citado por FERNANDES, [200-], p. 3) identifica a narrativa tradicional como uma troca de experiências. O mangá possui esse aspecto da narrativa, no qual o conceito é transmitido ao leitor, e são realizadas longas reflexões por meio dos personagens com os quais o leitor se identifica. O mangá representa não somente uma história que é contada: aborda temas, estilos, concepções e conceitos baseados na capacidade criativa, sempre diferenciada em seus autores, cada um influenciado por suas experiências.

Ler mangá é, na verdade, um convite a experimentar as sensações dos seus criadores ao criarem a narrativa e, ao fazermos uma releitura, nos remetermos a algo que anteriormente passou despercebido. Talvez, esses sejam os maiores ingredientes da receita de sucesso do mangá.

--
Fontes consultadas:

FERNANDES, Adriana Hoffmann. O jovem e o consumo do mangá: reflexões sobre narrativa e contemporaneidade. Disponível em: <http://www.emdialogo.uff.br/sites/default/files/GT16-2202--Int.pdf>. Acesso em: 12 jul. 2015.
 
FRANCO, Edgar Silveira. A indústria das HQs logo sentirá o baque dos downloads. O POVO, Fortaleza, 17 fev. 2008. Caderno 3, p. 8.

______. HQtrônicas: do suporte papel à rede internet. 2. ed. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2008.

GRAVETT, Paul. Mangá: como o Japão reinventou os quadrinhos. São Paulo: Conrad, 2006.

LUYTEN, Sonia M. Bibe. Cultura pop japonesa. São Paulo: Hedra, 2005.

______. Mangá: o poder dos quadrinhos japoneses. São Paulo: Hedra, 2002.

MOLINÉ, Alfons. O grande livro dos mangás. São Paulo: JBC, 2004.

VASCONCELLOS, Pedro Vicente Figueiredo. Mangá-dô: os caminhos das histórias em quadrinhos japonesas. 2006. 220 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Centro de Teologia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2006.

VERGUEIRO, Waldomiro. A atualidade das histórias em quadrinhos no Brasil: a busca de um novo público. História, imagem e narrativas, ano 3, n. 5, set. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário