segunda-feira, 6 de junho de 2016

AS REDES SOCIAIS E AS OPORTUNIDADES DE TRABALHO

Por Juliana Lima


Muitas vezes, diversos profissionais, inclusive o bibliotecário, ao buscar oportunidades de emprego, sempre costuma preparar um bom Curriculum Vitae para enviar para as empresas e organizações, ou é comum pedir a recomendação e indicação de um amigo ou profissional da área etc.

O que costumamos ignorar é o fato de as redes sociais também serem uma chance de conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Diversas empresas estão em busca de profissionais analisando redes sociais, como o LinkedIn. Para quem não sabe, o LinkedIn é uma rede social online para contatos profissionais. Difere de outros sites e redes sociais, como o Facebook, por exemplo, porque foi criado especialmente com o intuito de formar redes profissionais, encontrar um emprego, descobrir malas diretas, entrar em contato com possíveis parceiros de negócios.

Eu mesma recebi convites para entrevistas sem nem estar em busca de mais um emprego, então confesso que me chamou a atenção como alguns colegas bibliotecários possuem perfil no LinkedIn, outros não têm, e há um grupo que possui, mas nem sabe que tem um, pois o perfil está lá parado, sem nenhuma atualização ou foto sequer. Muitos bibliotecários reclamam que procuram emprego, que a vida está difícil, que o mercado está complicado e que já deixou o currículo em alguns lugares, porém sem respostas. E o perfil profissional em uma rede social, será que ajudaria um pouco mais nesse sentido?

Esse texto é apenas mais uma reflexão, bem simplista, de fato, mas, mesmo assim, válida, para que nós bibliotecários também possamos despertar para essas redes sociais e para muitas outras que podem significar uma oportunidade a mais para quem deseja conseguir um bom emprego, ou, se já trabalha, conseguir mais um trabalho ou uma oportunidade de trabalhar em casa (home office), por exemplo. As empresas estão mudando, buscam profissionais mais dinâmicos e antenados, e que melhor forma de buscar um possível candidato do que visitar os perfis profissionais em redes sociais? Até mesmo as empresas mais tradicionais que recebem o currículo e marcam uma entrevista estão analisando os perfis dos candidatos em redes sociais. Para aqueles que adoram empreender, inovar, também há espaço no LinkedIn.

Então, a palavra de ordem do dia é conhecer e utilizar-se de fato das redes sociais profissionais, quer você esteja buscando uma oportunidade de trabalho ou não, afinal podem surgir boas ofertas, e você ainda poderá formar a sua rede profissional de contatos.

Boa sorte e siga em frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário