segunda-feira, 20 de abril de 2015

A AVALIAÇÃO EM SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO



Não é preciso enfatizar que a avaliação dos produtos e serviços de informação oferecidos em nossas bibliotecas e/ou centros de documentação é de fundamental importância na consolidação do fazer bibliotecário: a busca pela satisfação do usuário. Nesse sentido, receber um feedback (seja positivo ou negativo) da comunidade usuária se constitui numa forma de aperfeiçoar o que está dando certo e/ou melhorar o que for identificado como deficiência, traçando novos objetivos e novas metas e definindo prazos e responsabilidades.

 

Geralmente, as dimensões para avaliação se dividem em: serviços, atendimento, educação de usuários, acervo, infraestrutura e acessibilidade. Categorizar os indicadores dentro dessas dimensões exige do bibliotecário, antes de tudo, o conhecimento pleno da comunidade usuária. Inferir quais são as necessidades de informação (tanto as atuais quanto já fazendo um prognóstico das futuras), atentar para o ambiente da biblioteca como um todo, saber lidar com a rotina de atendimento, conhecer a missão, visão e valores da instituição, dentre outros fatores, constituem-se em atitudes primordiais para levar adiante o projeto de avaliação.

Portanto, avaliar os produtos e serviços de informação exige planejamento, prognóstico e um futuro plano de ação, pois mudanças de contexto e de cenários existem, e tudo precisa ser adequado às novas necessidades de informação que surgem a cada dia em nossos usuários...

Nenhum comentário:

Postar um comentário