terça-feira, 10 de abril de 2018

“SAIA DA ZONA DE CONFORTO, AGORA!”

Por Fabíola Bezerra

É sabido que as pessoas são diferentes umas das outras, até entre irmãos que teoricamente recebem a mesma educação, cada um deles recebe e internaliza essa educação de uma maneira própria.

As diferenças se manifestam em diferentes esferas: na forma de pensar, de agir, de aprender, uns sabem usar a inteligência melhor do que outros, enfim…

Além das diferenças acima listadas, as pessoas também se diferenciam uma das outras por meio das suas crenças, sendo elas responsáveis por definir o tipo de #mindset* de cada um.

Segundo afirma a Dra. Carol S. Dweck, existem dois tipos de mindset: o mindset fixo e o de crescimento.

As pessoas de mindset fixo são movidas por crenças limitantes adquiridas geralmente na infância e presentes ao longo dos anos. As crenças sobre nós mesmos determinam nossos erros ou fracassos. Quantas vezes aconteceu de você derrubar ou quebrar qualquer coisa e imediatamente afirmar: “Eu sou desastrado!”. Quantas vezes deixamos de fazer algo porque antes de tentar, já afirmamos antecipadamente que não sabemos, ou que é difícil ou mesmo que é impossível de fazer? São esses condicionantes que impomos a nós mesmos que nos impedem de crescermos. As pessoas de mindset fixo acreditam que sua inteligência é limitada.

Ao inverso dessas limitações, o mindset de crescimento “se baseia na crença de que você é capaz de cultivar suas qualidades básicas por meio de seus próprios esforços”. A inteligência no mindset de crescimento é construída constantemente.

A importância de trabalhar o mindset é a possibilidade concreta de construir “novas trilhas neurais” possibilitando inclusive expandir qualquer habilidade. Ao estimular o nosso cérebro a se movimentar e a sair da zona de conforto, estimulamos também “células nervosas a estabelecerem novas ligações, formando novos neurónios que ao longo do tempo ficam mais acordados e ágeis”.

Acreditar na mudança é pensar com o mindset de crescimento, o contrário disso é um pressuposto do mindset fixo. Pensar a Biblioteconomia e o mercado de trabalho para bibliotecários nessa perspectiva de crescimento é deixar de vislumbrar um mercado em escassez. Mudar profissionalmente não é difícil, o mercado mudou e exige novos profissionais com novas posturas, diante de tantas mudanças, permanecer estagnado é que requer um grande esforço.

_________________


*Mindset: É a configuração da mente. É a maneira como você vê o mundo, é o seu modelo mental baseado nas suas crenças.

Fonte: DWECK, C.S. Mindset: a nova psicologia do sucesso. São Paulo: Objetiva, 2017. 309p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário