segunda-feira, 30 de abril de 2018

ABRIL, HISTÓRIAS E LEITURAS MIL!

Por Ana Luiza Chaves


O mês de abril vai acabando, e já se vão quatro meses de 2018... Mas, neste último dia, achamos por bem relembrar cada data que visita este mês, tão cheio de histórias e leituras.

Logo no início, nos deparamos com o 1º de Abril, Dia da mentira. Quem já não pregou uma boa mentira neste dia? O motivo remonta à França do século XVI, por conta da mudança para o calendário Gregoriano, que substituiu o calendário Juliano, alterando a data de comemoração do Ano Novo.

No dia 2 temos o Dia Mundial do Livro Infantil, em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de contos mundialmente conhecidos. Quem na infância não leu O Patinho Feio, A Pequena Sereia e A Roupa Nova do Rei?

O Dia da Biblioteca é dia 09, data de publicação do Decreto 84.631/1980, que instituiu a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e o Dia do Bibliotecário.

O Dia do Hino Nacional Brasileiro é 13, porque nesse dia, em 1831, ele foi executado pela primeira vez. Desde esse dia, quantas e quantas vezes ele já foi executado?

No dia 18 é a vez do Dia Nacional do Livro Infantil, homenagem ao editor e autor brasileiro Monteiro Lobato, pai da literatura infantil no Brasil, cujas obras infantis, encantaram crianças e adultos, dentre elas, O Saci, A Chave do Tamanho, Reinações de Narizinho, Histórias da Tia Anastácia, Memórias da Emília.

E quem não deixou de comemorar na escola o Dia do Índio, com direito a reviver lendas e costumes tão presentes em todos nós até os dias de hoje? Nos países americanos, a data é 19 de abril, escolhida em 1940, no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Nesse mesmo dia comemora-se, também, o Dia do Exército Brasileiro, motivado pela primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa. 

21 de Abril é Dia de Tiradentes, principal articulador da Inconfidência Mineira, data que é feriado nacional.

Em seguida, dia 22, é a data em que a Coroa Portuguesa anunciou o descobrimento das terras brasileiras, é o Dia do Descobrimento do Brasil! Apesar de cada dia descobrimos um pouquinho mais dele.

No dia 23, temos duas comemorações, o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, em alusão ao falecimento dos escritores Miguel de Cervantes e William Shakespeare, criado pela Conferência Geral da UNESCO em 1995, para promover o prazer da leitura, a publicação de livros e a proteção dos direitos autorais.


Com tantas datas reunidas, Abril é de fato o mês das histórias e leituras mil!

Escolas e Bibliotecas podem deitar e rolar em comemorações nesse mês, mas, como já está acabando, fica a dica para o próximo ano.
______ 

#otextoénosso #comemoraçõesemabril

Nenhum comentário:

Postar um comentário