terça-feira, 3 de abril de 2018

“ACREDITE NO QUE VOCÊ FAZ E ENSINE O QUE VOCÊ AMA”

Por Fabíola Bezerra

Essa poderia ser mais uma “frase de efeito”, porém, traz intrinsecamente um novo conceito, ou dito de outra forma, apresenta uma nova ordem das coisas para quem deseja empreender utilizando o mundo digital.

Você tem sonhos de empreender como bibliotecário, ou melhor dizendo: você deseja empreender a partir da Biblioteconomia?
Parece uma pergunta simples, mas, pensando nas variadas áreas de atuação para o bibliotecário a partir da Gestão da Informação, definitivamente não é uma pergunta fácil!

Vou refazer a questão acima de uma maneira diferente: O que você melhor sabe fazer como bibliotecário e gestor da informação? Qual ou quais são as suas habilidades profissionais? Aquela que você mais se identifica e poderia ter facilidades para repassar esse conhecimento?

Vamos pensar, você pode ter habilidades por meio das “tradicionais” áreas de atuação do bibliotecário, ou a partir das possibilidades advindas com as tecnologias de informação e comunicação, cito rapidamente algumas: gerenciamento de conteúdo, consultorias e elaboração de projetos, gestão de documentos eletrônicos ou simplesmente a elaboração de ficha catalográfica utilizando o formato MARC. Você profissionalmente possui muitas habilidades!

Pense, quais habilidades você possui e te motivam ser bibliotecário todos os dias? Quais habilidades te deixam produtivo e você acredita serem capazes de mudar a vida das pessoas, sempre que as necessidades de informação dessas mesmas pessoas são atendidas?

Pois é!

É exatamente nesse ponto (habilidade) que você deve FOCAR quando pensar em empreender. Por quê?

Para responder a esse questionamento, irei utilizar o título desse post: “Acredite no que você faz e ensine o que você ama”. Tudo o que você precisa para empreender já está dentro de você. Talvez você nunca tenha pensado o empreendedorismo nessa perspectiva, mas é uma situação real. Quando você empreende por propósitos você muda a sua vida e a vidas das pessoas a sua volta.

No primeiro momento não pense em dinheiro, pense em transformação. Transformar a vida das pessoas a partir das suas habilidades. Crie sua autoridade utilizando as redes sociais, agregue valor para as pessoas com informações de qualidade que você domina. Esse é o caminho mais seguro e inteligente para fazer uma transição de carreira com sucesso.

Como “empregado” você “vende” o seu tempo ao seu empregador. Você não é papo pelo que você sabe, mas pelo tempo que você trabalha. Usando o empreendedorismo com propósitos, além de você poder viver da sua profissão fazendo o que você ama, você começa a ser remunerado pelo que você sabe fazer bem. Nesse sentido, o processo de venda é uma transferência de sentimentos.

Acredite em você. Acredite na sua habilidade.

Bibliotecário, empreender transforma.

______



Nenhum comentário:

Postar um comentário