segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

BIBLIOTECONOMIA SOCIAL: DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO

Por Catia Lindemann

A #BiblioteconomiaSocial não poderia deixar passar em branco o “Dia Internacional do Voluntário Social”. Afinal, temos vários bibliotecários por aí doando parte de seu tempo em prol de projetos sociais sem ganhar um só centavo.

A data surgiu em 1985. A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 5 de dezembro como #DiaInternacionaldoVoluntário. O objetivo da ONU é fazer com que, ao redor do mundo, sejam promovidas ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade.

O Mural aproveita esta data para destacar o trabalho dos profissionais da informação que dedicaram e dedicam o seu fazer bibliotecário para atender às finalidades sociais. De modo especial, para homenagear estes colegas, vamos hoje citar uma bibliotecária que, durante meses, dedicou-se a passar seus conhecimentos bibliotecários com um único objetivo: o social.

DÓRIS VARGAS: bibliotecária formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - e que deu aulas no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, que dedicou dois dias de sua semana dando aulas de CDD dentro da prisão. Sim, técnica bibliotecária dentro do cárcere!

Quando o Projeto #JanelaLiterária implantou uma biblioteca dentro da maior penitenciária do estado do RS, ele não dispunha de nenhuma verba que possibilitasse viabilizar um bibliotecário para auxiliar os discentes de Biblioteconomia na parte técnica, tampouco havia interessados dentro da universidade que se disponibilizassem a romper as barreiras intramuros acadêmicos para adentrar os muros prisionais na intenção de auxiliar na futura unidade de informação.

Quando soube disso, a bibliotecária Dóris não hesitou e se dispôs em dar aulas de classificação dentro da penitenciária, já que os alunos do curso estavam no começo da graduação e sequer sabiam o que significava CDD ou CDU. Mesmo sabendo que não receberia dinheiro algum, rompendo seu medo de quem jamais havia entrado numa prisão, vencendo o preconceito que está entre os livros por trás das grades, ela foi, e sem seu trabalho voluntário a #bibliotecaprisional não seria hoje uma realidade.

#Otextoénosso de hoje é dedicado à Dóris e a tantos outros profissionais que doam parte do seu tempo acreditando em algo maior: um propósito, um objetivo, um projeto. São os voluntários que, neste dia e em outros dias do ano, merecem os nossos parabéns e todo o nosso reconhecimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário