segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

BIBLIOTECÁRIO/A, ATRAIA, CONQUISTE E MANTENHA: CLIENTES, AMIGOS E AMORES

Por Ana Luiza Chaves

No cenário de #marketing e na vida de modo geral estamos sempre praticando essas ações; atrair, conquistar e manter: clientes, amigos e amores, que, para a obtenção do resultado positivo, necessariamente, devem ocorrer nessa ordem.
A primeira, mais efêmera, necessita de uma ação inovadora, pontual, diferente e, obviamente, atrativa. A segunda, para ser bem-sucedida, depende da primeira, é quando o investimento desta se concretiza, e a terceira, essa depende de muito esforço e dedicação, com certeza, a mais difícil.

Olhando para o mercado, vemos que um produto novo ou uma novidade na oferta de serviços pode atrair novos #clientes, e isso pode levar à conquista, fazendo com que ele compre a primeira, segunda e terceira vez. Na vida, da mesma forma, atraímos amigos e amores, conseguimos conquistá-los, mas, em ambos os casos, a tarefa árdua é a manutenção daquilo que conquistamos.
Compreender o cliente, saber ouvi-lo, respeitá-lo, atender a suas expectativas, ajudar a solucionar seus problemas, ter empatia, tudo isso é fundamental na fase da manutenção, pois, se houver falha, teremos que retornar a primeira das fases e reiniciar o ciclo. Da mesma forma, quando se tratam de amigos e amores, quando menos esperamos se vão, por algum motivo, não soubemos mantê-los interessados, falhamos, negligenciamos.
Ter pensamento #empreendedor, no sentido mais amplo da palavra, é uma das vertentes que estamos enfatizando nesse espaço do Mural. Decidir, realizar, oferecer valor, criar oportunidades, ver além, pensar estrategicamente, são atitudes que marcam esse perfil.
Mais um ano está terminando e é com esse perfil que queremos nos revestir para desejar aos #bibliotecários que sejam bem-sucedidos tanto na vida profissional como na pessoal, que consigam atrair, conquistar e manter por todo o ano novo que se inicia seus clientes, amigos e amores, como verdadeiros empreendedores.
--


Nenhum comentário:

Postar um comentário