terça-feira, 8 de outubro de 2019

QUEM ESTÁ AQUI DESDE O COMEÇO?

Por Fabíola Bezerra

Criei a página do Mural Interativo do Bibliotecário no Facebook em abril de 2013, naquela altura, todas as manhãs, para ser mais exata, às 8h da manhã, postava um texto autoral.

A escrita era descontraída, longe da rigidez dos textos acadêmicos, foi a maneira que escolhi para partilhar um pouco da minha experiência profissional e da minha visão sobre o dia a dia da profissão e da atuação do bibliotecário. Pouco a pouco, aquela escrita descontraída foi “caindo” no gosto dos colegas bibliotecários e a nossa página foi crescendo exponencialmente. Era um tempo em que o conteúdo postado chegava no feed dos seguidores de forma orgânica e sem nenhum investimento de patrocínio. Gostava de comparar o Facebook como uma pracinha de uma cidadezinha do interior, onde todas as pessoas se encontravam para conversar e atualizar os assuntos do dia a dia.

Em três meses a “fama” do Mural já tinha ultrapassado as fronteiras do Ceará e já se espalhava pelo Brasil. Em julho do mesmo ano, participei do XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação que aconteceu em Florianópolis, foi a oportunidade que tive de conhecer muitos dos colegas bibliotecários que já seguiam o nosso trabalho.

Durante o evento aconteceu uma coisa interessante, estava no elevador do hotel em que estava hospedada junto com uma moça que também participava do CBBD, na ocasião usava meu crachá e percebi que ela olhava insistentemente para o crachá como se quisesse ler o meu nome, confesso que me senti um pouco sem jeito com a situação, então era olhou para mim e disse:

__ “Você é a Fabíola Bezerra, aquela dos textos bem bacanas?

Dei uma risada de alívio e confirmei que sim. Embalada pela “emoção” como de alguém que encontra pessoalmente “seu primeiro fã” disse para ela assim:

__”Preciso registrar esse momento, pois afinal de contas não é todo dia que você encontra um fã”.

Demos uma risada as duas e registramos o encontro.


Essa moça se chama Emanuelle Amaral desde então seguimos o trabalho uma da outra, tenho acompanhado pelas redes sociais o seu crescimento profissional.


Domingo último ela enviou uma foto dela durante a apresentação do seu trabalho no #CBBD2019. Poderia ser apenas uma foto que registrava o momento, mas o envio da foto tinha um propósito: mostrar que ela vestia uma blusa da T-shirts Mural durante a sua apresentação, o modelo da blusa apresenta a frase “Toda a biblioteca será o que for o seu bibliotecário”, ao enviar a foto ela disse assim: “Fiz sucesso com ela no CBBD! [...] Ela é a cara da minha pesquisa ♥”.

Depois da nossa conversa no Instagram fiquei pensando sobre o longo caminho que trilhamos até chegar aqui, pensei o quanto o Mural foi importante como canal para nos levar até outros colegas bibliotecários.

Assim como a Emanuelle muitos outros estão conosco desde o início. Conta pra gente aí nos comentários se você está no nosso time desde o começo.


Um comentário: