segunda-feira, 2 de novembro de 2015

O SERVIÇO DE REFERÊNCIA E UM DE SEUS MUITOS RESULTADOS: A SATISFAÇÃO DO USUÁRIO

por Juliana Lima

Em qualquer biblioteca, o Serviço de Referência é o carro-chefe, é a razão de ser, e, como dizia Ranganathan, "[...] serviço de referência - o verdadeiro trabalho do bibliotecário".
Por ser um trabalho em que sua gênese trata-se de responder às perguntas dos usuários, auxiliá-los, costumamos nos deparar constantemente com questões como a procura de um livro específico ou de várias obras sobre um determinado assunto, dentre muitos outros pedidos.

A pesquisa da informação constitui um dos pontos essenciais do trabalho de referência [...]. O bibliotecário de referência emprega, para isso, todas as informações de que dispõe:
- as fornecidas pelo usuário durante a entrevista de referência [...];
- as que resultam de sua própria experiência e de seu conhecimento das fontes de informação;
- as fornecidas pelos instrumentos de referência: obras de referência, bibliografias, catálogos, bases de dados ou outras fontes de informação. (ACCART, 2012, p. 138).

O bibliotecário é o profissional que tem o know-how, a destreza, para buscar e encontrar as informações conforme o pedido do seu usuário, e isso, muitas vezes, vai além dos muros das bibliotecas e bases de dados.

Nesse sentido, deparei-me recentemente com uma usuária (Luiza) que buscava por um livro específico, e não por vários títulos sobre um assunto, ou seja, ela sabia o que queria, mas não sabia onde encontrar. Após a etapa de entrevista com a usuária a pesquisa foi iniciada, com busca no catálogo, localizando o livro apenas em uma biblioteca do interior do estado do Ceará. Nesse caso, foi oferecido o serviço de comutação bibliográfica, mas, mesmo assim, a usuária tinha pressa e desejava o livro o quanto antes! Bases de dados foram acessadas, livros eletrônicos foram procurados e até mesmo um contato foi feito com a editora que imprimia o livro; no entanto, a informação repassada foi a de que a editora não mais imprimiria nem editaria o livro. O que fazer? Conforme a 4ª lei de Ranganathan, "poupe o tempo do leitor", com certeza, creio que não queria apenas dizer que a resposta deveria ser rápida, mas também deveria ser atendida.

De fato, na citação de Accart (2012, p. 138), quando todas as outras informações empregadas pelo bibliotecário na busca não têm um resultado, devemos lembrar que "[...] Nem todas as pesquisas de informação utilizam os mesmos instrumentos, nem as mesmas técnicas, que variam segundo a própria consulta". Então, uma ideia me surgiu: procurar a autora, ou mesmo um perfil dela no Facebook ou no Academia.edu. E não é que deu certo! A autora tinha postado o livro completo no seu perfil do Academia.edu. E o resultado foi uma usuária satisfeita e com direito a elogio por e-mail!




Sobre a satisfação dos usuários, podemos afirmar, de acordo com Kotler (1998), que define satisfação como o sentimento de prazer ou decepção, que é resultado da comparação do que foi recebido com as expectativas da pessoa, e ainda, para reforçar, Eberle e Milan (2009) complementam que satisfazer usuários é se preocupar com o atendimento ou não das expectativas.

Evidentemente, o Serviço de Referência possui muitos vieses; contudo, todos sabemos para onde nos conduz: o atendimento às demandas e necessidades informacionais do usuário, em suma, a satisfação.


REFERÊNCIAS

ACCART, Jean-Philippe. Serviço de referência: do presencial ao virtual. Tradução: Antonio Agenor Briquet de Lemos. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 2012.

EBERLE, Luciene; MILAN, Gabriel Sperandio. Identificação das dimensões da qualidade em serviços: um estudo aplicado em uma instituição de ensino superior localizada em Caxias do Sul-RS. Caxias do Sul, RS, 2009. 147 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Caxias do Sul, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2009. Disponível em: <http://repositorio.ucs.br/jspui/bitstream/11338/353/1/Dissertacao%20Luciene%20Eberle.pdf>. Acesso em: 01 nov. 2015.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.


RANGANATHAN, Shyiali Ramamrita. Reference service. 2. ed. Bombay: Asia Publishing House, 1961. Disponível em: <http://arizona.openrepository.com/arizona/handle/10150/106346>. Acesso em: 01 nov. 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário