segunda-feira, 13 de junho de 2016

BIBLIOTECÁRI@, SAIA DO ARMÁRIO!

Por Fabíola Bezerra

Esta semana uma notícia caiu como “bomba” para jovens profissionais: “Governo anunciou cancelamento de concurso público até o ano de 2018!”

Quando ouvi esta notícia fiquei pensando nas centenas de milhares de bibliotecários que estão há muito tempo em processo de preparação para concorrer a uma vaga em concurso público federal. Profissionais que investiram tempo, dinheiro, dedicação e focaram muito em seus sonhos profissionais à espera da abertura de concursos públicos federais.

Situações assim fogem do nosso controle e da nossa vontade, interferem em nossas vidas e adiam nossos sonhos. Nesse sentido, acredito ser um grande risco jogar todas as suas fichas em algo em que você não tem controle.

É necessário tomar as rédeas da própria vida, tanto a profissional como a pessoal. Ser protagonista da sua própria vida é importante para virar a chave e se permitir ser dono do seu próprio tempo. Não se deixe enclausurar por uma única possibilidade de atuação profissional por meio do serviço público!

As diferentes possibilidades oriundas do mundo digital criam condições concretas de independência financeira e realização profissional por meio do empreendedorismo digital, permitindo que o profissional trabalhe com paixão e propósito, colocando seus talentos e habilidades como ferramenta para criar seu próprio emprego.

Existe uma crença limitante que afirma que é preciso ter dinheiro para abrir um negócio, mas o novo modelo de marketing, baseado nas habilidades únicas do ser humano, comprova e atesta que é possível criar um infonegócio a partir dos relacionamentos criados na Internet e da construção de conteúdos relevantes para um público segmentado.

Você não precisa fazer parte desse grupo de profissionais que estão à espera que as coisas aconteçam, ou que o governo libere vagas nos concursos públicos. No Brasil, o empreendedorismo por meio de ferramentas de marketing digital tem viabilizado mudanças na vida de muitas pessoas.

Se este texto está mexendo com você, amig@ bibliotecári@, é porque certamente você é o que chamam de “empreendedor de armário”, que anda se autossabotando e desistindo do seu sonho de empreender. Viva da sua profissão, faça da sua paixão pela Biblioteconomia o seu negócio. Empreender é um sonho possível, só irá depender da forma como você irá desenvolver suas habilidades.

Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário