segunda-feira, 25 de abril de 2016

LEITURA: ITEM DE PRIMEIRA NECESSIDADE

Por Ana Luiza Chaves

Nunca é demais falar do incentivo à leitura, principalmente quando estamos em pleno mês de abril, passando por quatro datas comemorativas que fazem alusão a essa prática. Convidamos todos a passear por essas datas e a refletir sobre suas relevâncias.

Logo no início, no dia 2, temos o Dia Mundial do Livro Infanto-Juvenil, homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de contos mundialmente conhecidos. Quem não leu “O Patinho Feio”, “O Soldadinho de Chumbo” e “A Pequena Sereia”? Obras que encantaram crianças de muitas gerações e o fazem até hoje, trazendo lições para a vida de forma lúdica e fabulosa. A data de 9 de abril ficou conhecida como o Dia da Biblioteca em função da publicação do Decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980, que proporciona a valorização da cultura, do livro, da leitura, do bibliotecário e das bibliotecas brasileiras. O referido Decreto instituiu a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e o Dia do Bibliotecário.

Já no dia 18, Dia Nacional do Livro Infantil, homenageamos o editor e autor brasileiro Monteiro Lobato, cujas obras infantis, dentre elas “O Saci”, “A Menina do Nariz Arrebitado”, “Memórias da Emília”, encheram as nossas infâncias de alegrias, curiosidade, informação, inclusive com versões atuais para o meio televisivo. E, por último, não menos importante, o dia 23, Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, uma referência ao falecimento dos escritores Miguel de Cervantes e William Shakespeare, comemoração necessária para universalizar a prática da leitura e do direito de quem escreve.

Assistimos desde o início do mês a vários projetos acontecendo pelo Brasil afora. São escolas, empresas, bibliotecas, instituições, bibliotecários, pedagogos, professores, agentes sociais e tantos outros profissionais cumprindo o papel de disseminadores da leitura, fundamental para combater o analfabetismo letrado, para tornar nossas crianças mais críticas e reflexivas, para despertar o novo, enfim, para abrir horizontes e perspectivas. Se você ainda não é um idealizador desses projetos, pense em como pode incentivar uma criança a ler, fazendo da leitura um item de primeira necessidade e, quem sabe, conseguimos contribuir para acabar com o chavão de que o brasileiro não gosta de ler, afinal, “Um país se faz com homem e livros”.

--

Texto publicado originalmente no Facebook do MURAL INTERATIVO DO BIBLIOTECÁRIO, com a hashtag #otextoénosso, no dia 25 de abril de 2016.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário