quinta-feira, 21 de abril de 2016

ATENTADO AOS LIVROS DA BIBLIOTECA

Por Edvander Pires

Já faz alguns dias que venho acompanhando a movimentação e os assuntos relacionados à biblioteca num determinado fórum acadêmico no Facebook, no qual muitos alunos têm se manifestado contra certos “atos de violência” praticados contra os livros da biblioteca. São postagens bastante significativas nas quais os usuários repudiam toda e qualquer forma de “agressão” aos livros, que são de uso coletivo! Essas “agressões” se refletem em rabiscos, grifos, páginas destacadas, arrancadas mesmo, sem nenhuma consideração, uso de marcadores permanentes, de clipes que amassam as páginas, dentre outras barbaridades.

Muito me alegra ver uma comunidade de alunos tão consciente e indignada quanto a esse dano ao patrimônio público. Sim, em nosso caso, os livros são considerados patrimônio público, de uma universidade pública e de uso comum a tod@s! Que bom seria que tod@s tivessem essa consciência, mas...

Dentre as muitas coisas que podem fazer um bibliotecário enfartar, certamente ver um livro retornar do empréstimo danificado ou com rasuras é um forte candidato a figurar-se no topo da lista. Não há nada mais revoltante do que lidar com uma situação como essa, ser questionado por um usuário, chamado a atenção mesmo, seja pela ausência de páginas, seja pela condição lastimável do exemplar, e não saber o que responder, a quem culpar.

Em muitos casos, é aí que entra o belíssimo trabalho de restauração, que deve vir aliado a campanhas periódicas de preservação do acervo, enfaticamente adotadas em muitas bibliotecas. No mais, é procurar sempre sensibilizar o usuário de que o cuidado no manuseio e na maneira de tratar o livro ainda é um fator de extrema importância para a conservação de um bem comum e para o acesso à informação e ao conhecimento registrado por meio do acervo de nossas bibliotecas. 

--
CLIQUE AQUI e AQUI e acesse as postagens que embasaram este texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário