quarta-feira, 26 de agosto de 2015

MINDSET: CONSTRUINDO UM MODELO MENTAL PARA BIBLIOTECÁRIOS



por Fabíola Bezerra



O empreendedorismo voltado para Biblioteconomia, ou, dito de outra forma, a Biblioteconomia voltada para o empreendedorismo, é um tema que tem despertado interesse e estudos de alguns profissionais na área. O caminho ainda é longo, mas a caminhada já começou.

Entendo o empreendedorismo acima de tudo como uma postura, uma decisão, um comportamento motivado por uma disposição interior, uma maneira de ser e estar no mundo, uma questão de atitude.

A disposição interior ou a motivação, que nos leva à tomada de decisões, está diretamente relacionada à maneira que vemos o mundo, é como um mapa formado pelas nossas crenças e valores, a isso se chama de mindset (jargão corporativo da língua inglesa), a maneira como percebemos o mundo. A aplicação do seu mindset voltado para ações inovadoras e empreendedoras irá definir o tipo de bibliotecário que você será, uma vez que, traduzindo ao pé da letra, mindset significa mente configurada, ou configuração da mente.

Nesse sentido, pergunto: como anda o mindset dos bibliotecários?

Acredito que tudo isso está relacionado com o modelo mental que temos acerca da nossa profissão, ou seja, a percepção sobre o universo biblioteconômico será o principal responsável por essa mudança. Dessa forma, é importante uma abertura de conhecimentos que vai além da Biblioteconomia, assim como é importante entender a Biblioteconomia afora os conhecimentos adquiridos nos bancos da faculdade: uma Biblioteconomia multi, inter e transdisciplinar, atenta a tudo e a todos. Cada um de nós, enquanto bibliotecários, podemos mudar o nosso futuro profissional a partir da nossa percepção. Nesse sentido, é importante criar novas expectativas na mente, pois elas serão capazes de mudar a nossa realidade profissional.

Pensar o empreendedorismo na Biblioteconomia é antes de tudo mudar o padrão de pensamentos dos bibliotecários, mudar o modelo mental acerca da profissão, pensar nas diferentes possibilidades de atuação, criar um novo mindset, pois será ele o principal responsável para o fracasso ou sucesso profissional.

Na busca de um novo mindset para minha vida pessoal e para aplicação na minha vida profissional, tenho procurado novos conhecimentos; um deles está materializado concretamente em um curso online que estou fazendo com Conrado Adoplho e Carolina Calado, chamado “Remindset empreendedor”, que tem me ajudado a trabalhar e a fortalecer a minha mente nesse sentido. No curso, Conrado reforça a necessidade de mudar o padrão de pensamentos, para ter melhores resultados, uma vez que: “pensamentos mudam sentimentos, sentimentos mudam ações, ações geram resultados”.

E você, já avaliou se está precisando buscar um novo mindset para a sua vida profissional? Sempre é bom refletir a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário