segunda-feira, 30 de outubro de 2017

UM CHAPÉU, UM ELEFANTE OU UMA JIBÓIA?

Por Fabíola Bezerra

Você deve conhecer a história do Pequeno Príncipe e a simbologia embutida no desenho feito pelo Piloto e que é revelado ao Pequeno Príncipe.
Hoje amanheci com essa história na minha cabeça e fiz uma relação com as oportunidades de negócio, em que nem sempre conseguimos ver ou identificar uma oportunidade.
Como bibliotecários trabalhamos diariamente com o público, mas muitas vezes, esquecemos de observar verdadeiramente as suas necessidades. Acreditamos que nosso acervo está pronto para atender individualmente cada necessidade de informação e cometemos o erro de dar um atendimento uniformizado a todos eles.
Acredito que a fonte promissora ou inspiradora de oportunidades de negócios para o bibliotecário venha do usuário. Fará diferença observar continuamente suas necessidades para além dos modelos e das regras impostas. Procurar entender os seus desejos e como eles gostariam de receber os nossos serviços e produtos, abrirá sua mente e os seus olhos para olhar além da figura do chapéu.
Uma necessidade percebida é uma oportunidade de negócios!
Uma necessidade solucionada gera valor, um valor percebido cria conexão entre as partes e viabiliza a oferta do seu produto ou serviço.
Não existe fórmula mágica para empreender na Biblioteconomia ou ter sucesso como bibliotecário empreendedor, o que existe efetivamente são pessoas com necessidades e à procura de soluções. De posse do conhecimento que dominamos e das habilidades que possuímos como bibliotecários, temos a nossa frente um leque de oportunidades para empreender. Atitude!!!
Treine o seu olhar de forma sensível para observar o que está a sua volta, procure olhar as coisas muito além do modelo convencional, descubra que por trás da figura visível do chapéu tem uma jibóia que engoliu um elefante.
Mas, essencialmente não fique parado esperando o mundo conspirar a seu favor.
Vamos cair em campo!
____________


Nenhum comentário:

Postar um comentário