segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

CUIDADOS COM A SAÚDE AO MANUSEAR NOSSOS ACERVOS


Alguns tipos de mofo encontrados em coleções de bibliotecas e arquivos, como certas espécies de Aspergillus, podem causar sérios males, ou até mesmo a morte, a indivíduos susceptíveis [...] Ainda, sem qualquer relação com as espécies presentes, indivíduos com alergias sérias, diabetes, asma, problemas respiratórios ou sistema imunológico comprometido, bem como aqueles que estejam usando esteróides, deveriam evitar a área e os materiais afetados.
 

Mesmo a exposição a mofos não altamente tóxicos pode causar conseqüências sérias à saúde, incluindo problemas respiratórios, irritações na pele e nos olhos, além de infecções. Os esporos do mofo adentram o corpo por inalação e através de pequenas aberturas na pele. ‘Florescimentos’ maiores e aqueles que envolvem espécies altamente tóxicas requerem ajuda
de profissional habilitado. Os seguintes acessórios e procedimentos de proteção são necessários para se lidar com eclosões menores, após um micologista ter verificado a ausência de espécies altamente tóxicas:

• Respirador com um filtro para partículas, do tipo HEPA (High Efficiency Particulate Air) NÃO uma máscara de poeira.
• Luvas de plástico descartáveis.
• Óculos ou outro dispositivo de proteção aos olhos.
• Macacões ou aventais de laboratório, de preferência descartáveis.
• Proteções (capas) para os pés e a cabeça, para ambientes com muita sujeira. Remoção dos macacões, aventais de laboratório e dos acessórios de proteção para uma área ‘suja’ escolhida.
• Desinfecção periódica dos acessórios não-descartáveis. Lavagem dos aventais de laboratório, macacões, e outros itens laváveis em água quente e com substâncias de alvejamento. Limpeza dos respiradores com isopropanol (álcool de polimento), álcool comercial ou Lysol e troca regular dos filtros. (PRICE, 2001, p. 27).

E você? Tem levado a sério a prevenção contra doenças em seu ambiente de trabalho? Já adquiriu ou conhece alguém que tenha adquirido algum problema de saúde ao desempenhar as suas funções? Compartilhe conosco!

--
Texto extraído de:

PRICE, Lois Olcott. Como lidar com uma contaminação de mofo: instruções em resposta a uma situação de emergência. In: OGDEN, Sherelyn et al. Emergências com pragas em arquivos e bibliotecas. 2. ed. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, 2001. p. 25-34. Disponível em: <http://www.portalan.arquivonacional.gov.br/media/CPBA%2026%20a%2029%20Emerg%20Pragas.pdf>. Acesso em: 31 jan. 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário