segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

VOCÊ NÃO PRECISA DEIXAR DE SER BIBLIOTECÁRIO/A PARA VENCER NA VIDA!

Por Fabíola Bezerra

Para este texto não iremos considerar o PORQUÊ da sua escolha em ser bibliotecário/a! Depois de quase quatro anos interagindo com bibliotecários aqui no #MuralInterativodoBibliotecário, sabemos que a motivação na escolha da profissão é bem variada e distinta. Por esse motivo, neste momento não iremos considerar esse detalhe no desenvolvimento deste texto.
O curso de Biblioteconomia dura em torno de quatro anos, algo como 1460 dias de labuta, uns dias foram mais prazerosos, outros mais tensos, outros dias foram de desesperança, mas muitos foram de sonhos...
Durante o curso, todos fizeram estágios obrigatórios! Outros, além dos estágios obrigatórios, estagiaram em diferentes bibliotecas ou em outros ambientes de informação. Alguns, mais abnegados, fizeram estágios como voluntários, aumentando dessa forma seu conhecimento e sua rede de contatos.
Possivelmente, ao final do curso, chegou à fase de preparar o currículo. Em muitos casos, é “aquela horinha” em que o profissional percebe que poderia ter se dedicado mais enquanto estudante. Poderia ter feito mais cursos, poderia ter participado mais de eventos, poderia ter escrito artigos para congressos e coisas do tipo. Enfim, com as informações que tem para ilustrar o currículo, parte para o mercado de trabalho.
Nos primeiros dias, cheio de sonhos e esperanças, pode acontecer de chegar a fazer “escolhas” tendo como critério de seleção o ”valor” do salário. Os dias vão passando e aquele emprego com salário animador não aparece; as pessoas vão te cobrando se já está trabalhando ou não, depois da sua negação, elas dizem: “tenha paciência, uma hora aparece”. Acontece que ao final de 30 dias você tem contas a pagar, ou simplesmente deseja ter dinheiro que te possibilite ter uma vida social e sem muitas limitações.
Diante da escassez de emprego, provavelmente depois de várias tentativas sem sucesso, começa a aceitar o que vier pela frente. Com a minha filha, que é Biomédica, aconteceu exatamente isso: quando começava a ficar desanimada e desacreditada da profissão, aceitou trabalhar sem carteira assinada, com um salário de R$ 1.300,00. Particularmente dei muita força que aceitasse, pois não queria que ela jogasse a profissão dela fora e lhe disse assim: “faça de conta que é um estágio e aprenda o que puder aprender”. Ela vai fazer um ano de formada em março, já saiu do emprego sem carteira e trabalha num excelente laboratório aqui em Fortaleza.
Mas voltando para os bibliotecários/as...
No momento pós-faculdade, alguns têm a “sorte” de ter toda uma estrutura financeira familiar que possibilita que se dediquem aos estudos para concursos. Outros, logo ao sair da faculdade, percebem que a qualificação ainda está incompleta e seguem para a especialização ou mestrado. E depois, bem... e depois caem em campo novamente em busca de emprego...
Neste processo de espera e de luta pelo emprego, muitos bibliotecários/as desistem da profissão e vão em busca de outro tipo de emprego, longe da profissão.
Um dia desses conversando com uma professora do curso de Biblioteconomia, e falando sobre esse movimento do empreendedorismo na nossa área, ela disse uma frase que ficou martelando na minha cabeça:
“Os alunos não sabem como ser empreendedores ou não sabem como usar o empreendedorismo para viverem da profissão”.
Passei alguns dias com aquela conversa martelando na minha cabeça e concluí que fazer as coisas sozinha é muito mais difícil do que em grupo. Que quando juntamos forças vamos mais longe, que a “dor” de um pode ser a “dor” de todos (entenda-se por DOR os medos, as dúvidas, as incertezas).
Acreditamos profundamente que você não precisa deixar de ser bibliotecário/a para vencer na vida! Por isso estamos investindo o nosso tempo e o nosso conhecimento neste projeto experimental.

O link abaixo remete a um formulário de aplicação no qual iremos utilizar para selecionar os 10 bibliotecários/as para compor o nosso grupo experimental de #bibliotecáriosempreendedores. Já falamos anteriormente em outros textos sobre isso.

Por favor, só preencha se de fato tiver interesse de participar deste projeto e topar esse desafio.
Vamos nos falando

--


Nenhum comentário:

Postar um comentário