segunda-feira, 21 de março de 2016

BIBLIOTECÁRI@, O QUE VOCÊ TEM FEITO COM O SEU TEMPO?



por Fabíola Bezerra

O TEMPO é o período em que ocorrem os acontecimentos, sejam do passado, do presente ou do futuro, o relógio só anda de forma crescente, parar o tempo é impossível, a melhor opção então é o usar o tempo em prol de algo que acredita e que gosta. Como o tempo só anda no sentido crescente, seria inteligente da nossa parte USAR o “tempo” a nosso favor, infelizmente não é isso que acontece durante as 24h do nosso dia. Como o tempo passa rápido, quando ficamos inertes diante do mundo, e vamos deixando o tempo passar, algumas vezes nos assustamos quando percebemos que já se passaram muitos anos.

Poderemos listar rapidamente muitos "vilões" que roubam nosso tempo: a televisão, o WhatsApp, as redes sociais, os jogos virtuais, usamos de forma tão aliciante alguns desses recursos que não percebemos que nos deixamos viciar por alguns deles. O pior que vejo nesses "vilões" é que eles querem, muitas vezes, condicionar a nossa forma de viver. Quantas vezes foram acordadas na madrugada por uma mensagem do WhatsApp? Já pensaram quantas vezes tiveram que parar tudo para “limpar” o cash do celular com as centenas de mensagens que recebem diariamente de diferentes grupos de que participam? Sei da vida de alguns amigos, mesmo passando muito tempo sem vê-los, agora se faz check-in na praia, no restaurante, no cinema, no posto de gasolina... É uma exposição muitas vezes desnecessária em que se cria uma vulnerabilidade perigosa.

Falamos de independência, lutamos por liberdade e estamos presos a mecanismos tecnológicos, estamos deixando sem perceber que outras pessoas resolvam nossas vidas e roubem nosso tempo. O WhatsApp criou um mecanismo que indica quem viu a sua mensagem, quem leu e quem respondeu, deixando o remetente fortalecido de informações que reforçam o sentimento de cobrança e de ansiedade. O destinatário, por outro lado, sente-se obrigado a checar o celular vez ou outra para ficar sempre atualizado. Tudo é muito e de forma abundante, acabamos nos ocupando com o que não deveríamos e não priorizamos a gestão do nosso tempo, perdendo muitas vezes o foco e o equilíbrio.

Gosto de poder decidir o que fazer com o meu tempo, administrar as minhas prioridades e as horas do meu sono, gosto de gastar o meu tempo planejando os meus projetos pessoais e profissionais. Comecei a pensar muito sobre isso quando caiu a minha ficha que muitas vezes saía do computador, por exemplo, no meio de um trabalho, porque estava na hora do jornal, ou porque ia começar uma novela ou um programa qualquer, mesmo que a hora não fosse conveniente. Um programa na televisão puxa o outro, com a assinatura dos canais fechados aí é que nunca mais saímos de frente da televisão.

Vamos sem perceber criando um GUP na nossa vida, vamos sem perceber deixando que as outras pessoas criem nossas agendas, vamos sem perceber ficando sem tempo para ler, para criar novos projetos, para planejar o futuro. Há alguns meses resolvi usar meu celular no silencioso, respondo todas as mensagens que recebo, mas no meu tempo. Procuro, na medida do possível, fazer gestão do meu tempo visando aos objetivos de vida e foco, tenho procurado criar rotinas atreladas a esses objetivos e usar de forma inteligente e racional, a meu favor, todos esses recursos tecnológicos de comunicação e informação que estão disponíveis, para que não atuem como "vilões".

Sonhamos em ser profissionais reconhecidos e respeitados, mas muitas vezes não priorizamos o nosso tempo. É preciso criar prioridades, a produtividade desejada implica deixar marcas, que, por sua vez, requer tempo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário