segunda-feira, 7 de março de 2016

F... GOOGLE, ASK A LIBRARIAN!


por Edvander Pires


Dia desses estava eu realizando um levantamento bibliográfico um pouco complexo, pois era um assunto bem específico de uma determinada área em que comunidade usuária é bastante exigente (só para variar...). Fiz a pesquisa em “n” sites recuperados pelo Google (Acadêmico, Livros etc.), Portal de Periódicos da CAPES, Repositórios Institucionais, dentre outros, e todos os resultados apontavam que não havia nenhum artigo ou outro material bibliográfico até então publicado sobre aquela temática.

Utilizei todos os termos técnicos, palavras-chave e estratégias de busca possíveis para recuperar aquela informação, quando me deparei com um fórum de discussão (sim, uma fonte informal de informação) que disponibilizava o link do perfil de um autor, no Academia.edu, que havia escrito sobre o assunto; perfil este que, na verdade, remeteu-me ao artigo exato publicado em periódico científico da área! Foi uma felicidade só.

Quando finalmente encontrei um dos únicos artigos sobre a temática e o encaminhei ao usuário, lembrei-me imediatamente de uma imagem que há poucos dias tinha visto na Internet (inclusive postamos na fan page do Mural), daí eu disse a mim mesmo, em tom de orgulho pela nossa profissão (com todo respeito e devoção ao “tio” Google): “Fuck Google, ask a librarian!” ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário