segunda-feira, 23 de novembro de 2015

O BIBLIOTECÁRIO NOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO



Sabemos que todo bibliotecário deve se especializar na área em que escolheu para atuar. Conhecer a linguagem de sua área, o comportamento e as necessidades de seus usuários, a rotina de trabalho de sua unidade de informação, estar aberto a novas experiências etc. E com o perfil do bibliotecário nos veículos de comunicação não é diferente.

O bibliotecário que atua na área da Comunicação, voltada para a TV, jornal ou publicidade, deve conhecer e saber utilizar de maneira adequada todos os serviços de informação prestados por esses veículos. Conhecer a linguagem da Comunicação, bem como as necessidades de seus usuários, constitui-se em fator primordial para o seu sucesso profissional. No entanto, é preciso ir mais além. Buscar aperfeiçoamento, seminários motivacionais, aproximar-se de seus colaboradores, participar ativamente da política organizacional, orgulhar-se do que faz, “vestir a camisa” da organização, por exemplo.

A dinamicidade é uma das características principais das unidades de informação inseridas nos veículos de comunicação. Isso significa que o bibliotecário que atuar nessa área terá que se adaptar a essa dinâmica. É preciso estar atento à velocidade com que se dá o ciclo informacional dentro desses veículos e, consequentemente, à crescente produção documental. São imagens fotográficas e em movimento, textos em linguagem natural, campanhas publicitárias, cartazes de divulgação, digitalização de documentos, mídias com conteúdos diversos a serem arquivados, enfim, o bibliotecário enquanto gestor necessitará ter competência para tratar esse leque de conteúdo informacional. Para isso, o bibliotecário deve estar atento e fazer conexões entre as informações que são veiculadas na TV, no rádio, nos jornais, nas revistas e na Internet, visando estabelecer relações que venham ao encontro da melhor maneira de tratar e gerir a informação.



Imagem disponível em: <http://goo.gl/ExYwoL>. Acesso em: 22 nov. 2015.

 
O tratamento dado a essa informação, e aos documentos em si, é bem diferenciado. É, na verdade, um trabalho realizado por uma equipe multidisciplinar, composta não apenas por bibliotecários, mas também por técnicos de informática, arquivistas, auxiliares de biblioteca, historiadores, administradores, publicitários, jornalistas, dentre outros profissionais. Contudo, o bibliotecário responsável pela unidade de informação deverá saber administrar coerentemente essa equipe multidisciplinar, além de dar uma “nova roupagem” às técnicas de indexação, catalogação e classificação, adaptando-as à realidade do ambiente e valorizando a sua profissão, ocupando, assim, o seu espaço na gestão da informação. Daí a importância, principalmente, das competências criatividade, inovação e trabalho em equipe.

Portanto, o bibliotecário que atue na área da Comunicação deverá se adaptar às mudanças e enxergar novas possibilidades em seu ambiente de trabalho e no fazer da Biblioteconomia. Criar políticas organizacionais, desenvolver novos serviços de informação, ser capaz de elaborar projetos ousados, estar atento à dinâmica dos veículos de comunicação, estar disposto a pesquisar novos produtos, novas ferramentas e softwares, dentre outras atitudes. Entendemos que essa deve ser a postura profissional do bibliotecário numa unidade de informação inserida em quaisquer veículos de comunicação, para que tanto os seus colaboradores quanto a sociedade como um todo reconheçam e valorizem a sua profissão, bem como toda a sua formação no ambiente acadêmico não seja em vão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário