segunda-feira, 24 de junho de 2019

QUE FALTA FAZ NÃO TER UM BIBLIOTECÁRIO

Por Fabíola Bezerra

Começamos no dia 18 de março o “Desafio Uma T-shirts Mural” para cada dia. Chamamos de “desafio” a maratona de visitar 35 bibliotecas em Fortaleza, registrar em fotos a realidade de cada uma delas, bem como fazer um pequeno relato da minha impressão pessoal sobre a biblioteca visitada.

Já visitamos 32 bibliotecas! Foram 32 realidades diferentes! Umas mais promissoras que outras, embora, todas elas estejam funcionando conforme a realidade local.

Desse total, até agora, somente 4 não possui bibliotecário, mesmo nessas, a falta do bibliotecário reflete realidades diferentes. 24% desse total não possui seu acervo com tratamento técnico.

Não gostaríamos de associar a necessidade e a importância da atuação e da presença do bibliotecário apenas ao aspecto técnico, mas, principalmente, na sua capacidade de transformação junto à comunidade na qual a biblioteca atende diretamente. Mas, como perceber o “algo mais” da biblioteca se o responsável por ela é um leigo? Como entender toda a extensão de possibilidades se falta conhecimento básico de como funciona uma biblioteca? Como cobrar de um leigo a atuação como se ele fosse profissional?

Logo no começo dos desafios, fui visitar uma instituição e fui surpreendida com a notícia que não existia mais a biblioteca, quando lá estive anos atrás, a biblioteca era bem ativa dentro da instituição e possuía, inclusive, dois bibliotecários.

Aconteceu uma outra situação que também causou surpresa, quando liguei para uma tradicional e conceituada instituição de ensino aqui em Fortaleza e fui informada que não existia biblioteca.

Como explicar esses dois casos acima: uma biblioteca que perdeu espaço dentro da instituição e a outra que nem sequer existe na instituição?

Como a ideia dos desafios surgiu a partir das t-shirts que vendemos em nossa loja, vou usar uma das frases estampadas em um dos nossos modelos, para responder as questões que coloquei acima: TODA BIBLIOTECA SERÁ O QUE FOR O SEU BIBLIOTECÁRIO. Acredito que a forma de atuação ou a falta dela, está diretamente ligada à percepção do bibliotecário gestor, ou, em último caso, do responsável legal pela biblioteca.

Visitamos uma biblioteca comunitária tão ou mais ativa que qualquer outra biblioteca com bibliotecário, assim como, visitamos também biblioteca com bibliotecário que a sua forma de atuar é bem mediana. Mas, existiram outras, que a presença de um bibliotecário ativo fez toda a diferença no resultado.

Por isso, voltamos ao nosso pressuposto, título deste texto, com um pequeno, mas singular acréscimo:

QUE FALTA FAZ NÃO TER UM BIBLIOTECÁRIO ATUANTE!
______

Nenhum comentário:

Postar um comentário