terça-feira, 18 de junho de 2019

DESAFIO UMA T-SHIRTS MURAL PARA CADA DIA. 👉 DIA 32

Por Fabíola Bezerra

Realizamos hoje o trigésimo segundo dia do desafio. A biblioteca visitada foi a do Colégio Estadual Liceu do Ceará.

Situada na Praça Gustavo Barroso s/n no Bairro Jacarecanga.”O Liceu do Ceará é o colégio mais antigo do Ceará e o quinto colégio mais antigo do Brasil. As atividades escolares tiveram início em 19 de outubro de 1845. O horário de atendimento é de 2ª a 6ª – das 7:15h às 17h.

A biblioteca não possui bibliotecário! É subordinada ao Centro de Multimeios da Escola e coordenado por Sandra Barreto. Três professores “readaptados” estão alocados na biblioteca e estão distribuídos nos três turnos, são eles que respondem pela biblioteca. Como minha visita foi feita no período da manhã, fui recebida por Ana Mary Rebouças, uma simpática senhora, professora aposentada, que trabalha há 10 anos na biblioteca. A Escola possui ainda um Memorial, inaugurado recentemente, organizado por Ana Mary, ela fez um importante resgate histórico do Colégio em forma de fotos, livros de atas, premiações etc.
.
O acervo possui aproximadamente 10.000 exemplares e cobre todas as áreas do conhecimento. O sistema de acesso as estantes é livre e cada aluno só pode retirar um livro por vez por um período de uma semana. Não existe processamento técnico nos livros, estão arrumados nas estantes obedecendo um sistema artesanal de classificação, parte deles estão sinalizados por fitas coloridas, colados em sua lombada, onde cada cor representa um assunto. Outras estantes estão sinalizadas por ordem alfabética do sobrenome do autor.
.
Não existe um orçamento destinado para aquisição de livros. A aquisição ocorre basicamente por meio de doações e de campanhas realizadas na biblioteca, geralmente em forma de bazar. O dinheiro arrecado no bazar são utilizados para comprar livros. A biblioteca desenvolve atividades culturais, tais como: Concurso de poesias, Leitor do semestre. O espaço é utilizada também por professores para realização de aulas. Sai de lá com a impressão que a boa vontade e disposição dos funcionários é essencial para o funcionamento da biblioteca.
.
A T-shirts Mural que eu usei no desafio de hoje foi da Coleção Dinâmica de Informação: “DOCUMENTE & COMPROVE”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário