segunda-feira, 24 de junho de 2019

QUE FALTA FAZ NÃO TER UM BIBLIOTECÁRIO

Por Fabíola Bezerra

Começamos no dia 18 de março o “Desafio Uma T-shirts Mural” para cada dia. Chamamos de “desafio” a maratona de visitar 35 bibliotecas em Fortaleza, registrar em fotos a realidade de cada uma delas, bem como fazer um pequeno relato da minha impressão pessoal sobre a biblioteca visitada.

Já visitamos 32 bibliotecas! Foram 32 realidades diferentes! Umas mais promissoras que outras, embora, todas elas estejam funcionando conforme a realidade local.

Desse total, até agora, somente 4 não possui bibliotecário, mesmo nessas, a falta do bibliotecário reflete realidades diferentes. 24% desse total não possui seu acervo com tratamento técnico.

Não gostaríamos de associar a necessidade e a importância da atuação e da presença do bibliotecário apenas ao aspecto técnico, mas, principalmente, na sua capacidade de transformação junto à comunidade na qual a biblioteca atende diretamente. Mas, como perceber o “algo mais” da biblioteca se o responsável por ela é um leigo? Como entender toda a extensão de possibilidades se falta conhecimento básico de como funciona uma biblioteca? Como cobrar de um leigo a atuação como se ele fosse profissional?

Logo no começo dos desafios, fui visitar uma instituição e fui surpreendida com a notícia que não existia mais a biblioteca, quando lá estive anos atrás, a biblioteca era bem ativa dentro da instituição e possuía, inclusive, dois bibliotecários.

Aconteceu uma outra situação que também causou surpresa, quando liguei para uma tradicional e conceituada instituição de ensino aqui em Fortaleza e fui informada que não existia biblioteca.

Como explicar esses dois casos acima: uma biblioteca que perdeu espaço dentro da instituição e a outra que nem sequer existe na instituição?

Como a ideia dos desafios surgiu a partir das t-shirts que vendemos em nossa loja, vou usar uma das frases estampadas em um dos nossos modelos, para responder as questões que coloquei acima: TODA BIBLIOTECA SERÁ O QUE FOR O SEU BIBLIOTECÁRIO. Acredito que a forma de atuação ou a falta dela, está diretamente ligada à percepção do bibliotecário gestor, ou, em último caso, do responsável legal pela biblioteca.

Visitamos uma biblioteca comunitária tão ou mais ativa que qualquer outra biblioteca com bibliotecário, assim como, visitamos também biblioteca com bibliotecário que a sua forma de atuar é bem mediana. Mas, existiram outras, que a presença de um bibliotecário ativo fez toda a diferença no resultado.

Por isso, voltamos ao nosso pressuposto, título deste texto, com um pequeno, mas singular acréscimo:

QUE FALTA FAZ NÃO TER UM BIBLIOTECÁRIO ATUANTE!
______

terça-feira, 18 de junho de 2019

DESAFIO UMA T-SHIRTS MURAL PARA CADA DIA. 👉 DIA 32

Por Fabíola Bezerra

Realizamos hoje o trigésimo segundo dia do desafio. A biblioteca visitada foi a do Colégio Estadual Liceu do Ceará.

Situada na Praça Gustavo Barroso s/n no Bairro Jacarecanga.”O Liceu do Ceará é o colégio mais antigo do Ceará e o quinto colégio mais antigo do Brasil. As atividades escolares tiveram início em 19 de outubro de 1845. O horário de atendimento é de 2ª a 6ª – das 7:15h às 17h.

A biblioteca não possui bibliotecário! É subordinada ao Centro de Multimeios da Escola e coordenado por Sandra Barreto. Três professores “readaptados” estão alocados na biblioteca e estão distribuídos nos três turnos, são eles que respondem pela biblioteca. Como minha visita foi feita no período da manhã, fui recebida por Ana Mary Rebouças, uma simpática senhora, professora aposentada, que trabalha há 10 anos na biblioteca. A Escola possui ainda um Memorial, inaugurado recentemente, organizado por Ana Mary, ela fez um importante resgate histórico do Colégio em forma de fotos, livros de atas, premiações etc.
.
O acervo possui aproximadamente 10.000 exemplares e cobre todas as áreas do conhecimento. O sistema de acesso as estantes é livre e cada aluno só pode retirar um livro por vez por um período de uma semana. Não existe processamento técnico nos livros, estão arrumados nas estantes obedecendo um sistema artesanal de classificação, parte deles estão sinalizados por fitas coloridas, colados em sua lombada, onde cada cor representa um assunto. Outras estantes estão sinalizadas por ordem alfabética do sobrenome do autor.
.
Não existe um orçamento destinado para aquisição de livros. A aquisição ocorre basicamente por meio de doações e de campanhas realizadas na biblioteca, geralmente em forma de bazar. O dinheiro arrecado no bazar são utilizados para comprar livros. A biblioteca desenvolve atividades culturais, tais como: Concurso de poesias, Leitor do semestre. O espaço é utilizada também por professores para realização de aulas. Sai de lá com a impressão que a boa vontade e disposição dos funcionários é essencial para o funcionamento da biblioteca.
.
A T-shirts Mural que eu usei no desafio de hoje foi da Coleção Dinâmica de Informação: “DOCUMENTE & COMPROVE”.


segunda-feira, 17 de junho de 2019

CENÁRIOS BIBLIOTECAS


Por Ana Luiza Chaves 


O que faz um escritor escolher uma biblioteca para ser o cenário de sua trama de ficção? 

Afinal são tantos e tantos livros que usam bibliotecas como motivo ou pano de fundo, seja para o desenrolar de uma história policial, de terror, de aventura ou seja lá do que for... As bibliotecas são carismáticas e atraentes nesse sentido, haja vista a infinidades de títulos à disposição no mercado editorial. 

Em poucos minutos, visitando sites de algumas livrarias detectei muitos deles, alguns até já esgotados: "Terror na biblioteca", "Um corpo na biblioteca", "Morcegos na biblioteca", "Deu rato na biblioteca", "Mistério na biblioteca", "Encrenca na biblioteca", "Quem ajuda um gnomo & Um duelo na biblioteca", "Um rato na biblioteca", "Guerra na biblioteca", "Uma aventura na biblioteca", "Um general na biblioteca", "Pânico na biblioteca", "Assassinato na biblioteca", "A biblioteca mágica de Bibbi Bokken", "O dragão na biblioteca"... 


A maioria atende ao público infantojuvenil, mas há também romances, crônicas e contos para adultos e livros não ficção ("A biblioteca à noite", Biblioteca de Alexandria", "A conturbada história das bibliotecas", "A longa viagem da biblioteca dos reis"), os quais contam a sua evolução e trajetória, o legado que elas deixaram para a Humanidade e outros assuntos polêmicos e de reflexão relacionados à História e ao tema.


Daí eu pergunto: Será a familiaridade que temos com ela? Ou Será por ser um ambiente ainda desconhecido para muitos e, por isso, se torna curioso, atraente e cativante? O fato é que os corredores, as estantes, as prateleiras e, essencialmente, os livros e seus autores se encarregam de tornar o ambiente convidativo. 

Cheio de mistérios? Ou que desvenda mistérios? Imaginem a discussão que deve ocorrer à noite, no meio do silêncio, da quietude e da ausência dos usuários, entre os filósofos que se opõem, entre os cientistas em relação às novas teorias que refutam as anteriores, entre os autores de diversos países, uma verdadeira torre de babel na comunicação! Ou talvez haja paz, quando no descanso do intelecto, os escritores buscam pistas dos seus leitores, tentando ouvir a alma de cada um, para sentir o que agradou ou o que desagradou. 

Acho que essa é a questão: o ambiente é rico em detalhes, para cada escritor/leitor, um contexto, atendendo às duas tendências, conforme a leitura de cada um. São tantos os títulos que incluem a biblioteca na sua descrição, mas ainda há e haverá espaço para mais outros tantos, pois o próprio autor é "vítima" da sua criatividade, ele, por sua vez, já foi e ainda é bom leitor e leitor que se preza viaja, garimpa, imagina, sente... E os que mais exercitam esses verbos se dão ao "trabalho" de registrar tudo minuciosamente, é daí que nasce o escritor.



segunda-feira, 3 de junho de 2019

ADMINISTRADOR DE PESSOAL, UM BEM PARA AS EMPRESAS

Por Ana Luiza Chaves

Em abril postamos o texto "Empresas são pessoas que se organizam". Hoje, Dia Mundial do Administrador de Pessoal, retomamos o que escrevemos para ressaltar a figura desse importante gestor, responsável não apenas pela contratação das pessoas certas para as funções certas, mas, pelo desenvolvimento desses talentos, em busca de resultados positivos para a empresa, afinal, empresas são pessoas que se organizam.

Esse profissional pode fazer a diferença em uma empresa ao atuar de forma interdisciplinar, pois, além de ter que lidar diariamente com personalidades diferentes, mantendo um bom relacionamento, há também que orientar sua equipe, para que as tarefas administrativas da área possam dar apoio ao funcionamento dos demais departamentos.

Portando, nas bibliotecas, nos centros de informação e documentação, nas empresas em geral, uma vez no cerne da organização, esse profissional interage sistematicamente com as demais áreas, sendo peça fundamental no planejamento estratégico, na redução de custos, na condução do clima organizacional, na retenção de talentos, na redução do turnover, na definição de cargos e salários, dentre outras atividades.

Ressaltamos e parabenizamos essa pessoa que cuida das pessoas, que, por sua vez constituem a organização. A administração de pessoal é a atividade meio que mais viabiliza o negócio da empresa.


______