segunda-feira, 27 de maio de 2019

DESAFIO UMA T-SHIRTS MURAL PARA CADA DIA. 👉 DIA 30

Por Fabíola Bezerra


Agendamos a visita de hoje há quase um mês, estava ansiosa pelo dia 27 de maio! Tinha muita curiosidade em conhecer a realidade de uma biblioteca militar, hoje realizei esse desejo!

No trigesímo dia do desafio visitamos a Biblioteca Patrão-Mor Aguiar da Marinha do Brasil. Localizado na Av. Filomeno Gomes, nº 30, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza. O horário de funcionamento: de domingo a domingo de 8h às 21h. Segundo a bibliotecária Francinir Batista da Lima Ellery, esse horário atende as necessidades dos muitos marinheiros que moram nos alojamentos, dentro do prédio da Marinha e utilizam as instalações da biblioteca aos finais de semana para desenvolver suas atividades de estudo e pesquisa.

Francinir conta com a colaboração de 8 marinheiros que revezam entre si para cobrir o horário de funcionamento da biblioteca. Esses marinheiros são chamados de “bibliotecários” pois prestam serviço na biblioteca, Francinir explicou que é uma norma da corporação nominar os colaboradores pelo setor que estão alocados. Francinir trabalha na Marinha desde setembro de 2016. Por trás da formalidade da farda, uma simpática bibliotecária

A biblioteca da Marinha dispõe de um espaço generoso composto por um amplo salão com mesas para estudo e pesquisa, uma sala para administração da biblioteca, sala de computadores e uma sala do acervo. No salão de entrada, por toda a lateral, expositores de mesas com uma bonita exposição de navios e submarinos da Marinha, com réplicas dos navios, bem como suas histórias.

A biblioteca foi fundada no dia 14 de novembro de 2008, possui um acervo aproximado de 4.500 títulos e faz parte da Rede de Bibliotecas Integradas da Marinha, possui como sistema de automação o Pergamum. A área de abrangência do acervo é: História naval, Assuntos militares, Biologia, Física, Matemática e literatura. A biblioteca possui como projeto de extensão, o “Café literário”, esse evento corresponde a uma palestra sobre leitura apresentado por um convidado e ao final são efetuadas troca de livros entre os participantes. 

A T-shirts Mural que eu usei no desafio de hoje foi da Coleção Dinâmica de Informação: “CONSERVE & PRESERVE”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário