quinta-feira, 16 de maio de 2019

DESAFIO UMA T-SHIRTS MURAL PARA CADA DIA. 👉 DIA 28


Por Fabíola Bezerra

No vigésimo oitavo dia do desafio, visitamos a Biblioteca Justiniano de Serpa, da Academia Cearense de Letras (ACL). Localizado na Rua do Rosário, nº 1, no Centro de Fortaleza. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira de 8h às 16h.

“A Academia Cearense de Letras, fundada em 15 de Agosto de 1894, é a mais antiga de todas as academias de letras do País, anterior mesmo a Academia Brasileira de Letras, fundada em 1897. Sua sede é o Palácio da Luz, possivelmente o mais antigo prédio público de Fortaleza, feito ao redor de 1781. Com palaciana arquitetura, foi a sede do Governo do Estado do Ceará, por mais de um século e meio”.

A biblioteca surgiu junto com a ACL, em 1894. “Em 1989, o então presidente da Academia Cearense de Letras, acadêmico Cláudio Martins, conseguiu do governador Tasso Jereissati o Palácio da Luz para ser a sede da Academia”. Da sua criação até a mudança definitiva para a sede atual, a ACL funcionou em outros locais, as trocas de sede levaram a perda de alguns exemplares do seu acervo, segundo afirmou a chefe da biblioteca, a bibliotecária Madalena Maria Monteiro Figueiredo. O acervo atual da biblioteca está em torno de 20.000 volumes. A área de concentração do acervo compreende essencialmente Literatura Cearense e História do Ceará. A biblioteca possui o software Biblivre, não disponibiliza empréstimo domiciliar, mas, como instituição cultural de utilidade pública é aberta ao público.

Madalena é uma simpática senhora conhecedora da História do Ceará, durante o tempo que lá estive, ouvi com atenção muito dos seus relatos históricos contados minuciosamente com detalhes e com datas precisas. Não sei afirmar exatamente se isso acontece pelo fato de ela trabalhar desde 1984. Porém, percebi que ela possui uma grande afinidade com o acervo e com a história pessoal de muitos dos autores dos livros do acervo.

A T-shirts Mural que eu usei no desafio de hoje foi da Coleção Biblioteconomia: “BIBLIOTECÁRIO”, (definição).


#BibliotecaDaAcademiaCearenseDeLetras #BibliotecaJustinianoDeSerpa#Bibliotecário
#DesafioUmaTshirtsMuralParaCadadDia #Dia28DoDesafio#OndeTemBibliotecárioTemTshirtsMURAL #LibraryFashion #Bibliotecando#FabíolaBezerra #VisitandoBibliotecas #ColeçãoBiblioteconomia

Nenhum comentário:

Postar um comentário