quarta-feira, 29 de maio de 2019

DESAFIO UMA T-SHIRTS MURAL PARA CADA DIA. 👉 DIA 31

Por Fabíola Bezerra

Realizamos o trigésimo primeiro dia do desafio ontem, 28/09, somente hoje consegui postar as fotos e o texto. A biblioteca visitada foi a de Ciências Humanas (BCH) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Situada na Av. da Universidade nº 2683, no Bairro Benfica, dentro do Bosque de Letras no Campus do Benfica. Dentre as 19 bibliotecas que compõem o Sistema de Bibliotecas da UFC, a BCH é a maior delas! A direção da biblioteca está a cargo da bibliotecária Ana Elizabeth Albuquerque Maia. O horário de atendimento no período letivo é de 2ª a 6ª – das 8h às 20h45.
.
O acervo cobre as áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e aplicadas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Literatura, Língua Portuguesa, Psicologia, e áreas afins.
.
“A formação do acervo foi iniciada em 1962, com a criação da Biblioteca de Ciências Sociais e Filosofia no antigo Instituto de Antropologia. Entre 1972 e 1975, acolheu os acervos de Comunicação Social, História, Biblioteconomia e Psicologia. Em 1977, uniu-se à então já existente Biblioteca de Letras, tornando-se Biblioteca de Ciências Humanas, Letras e Artes. Em 1996, foi inaugurada uma nova biblioteca para abrigar não só o acervo da Biblioteca de Ciências Humanas, mas também o da Biblioteca de Educação e das Casas de Cultura, a fim de resolver a questão de espaço físico para abrigar o crescimento do acervo”.
.
A infraestrutura do prédio compreende três pavimentos aonde abriga um acervo aproximado de 80.000 exemplares. Faz parte da sua estrutura, um auditório com capacidade para 80 pessoas. Além dos serviços tradicionais, a BCH dispõe de uma “Seção de Atendimento a Pessoas com Deficiência (SAPD) cujo objetivo atender à comunidade acadêmica com deficiência em suas demandas por informação científica, durante seu processo de ensino-aprendizagem, através de ações que efetivam a acessibilidade no Sistema de Bibliotecas da UFC”.
.
A BCH desenvolve dois projetos: Livros livres e Iluminuras, esse último desenvolvido em conjunto com o Acervo do Escritor Cearense (AEC), o projeto transforma obras literárias em bordado.

A T-shirts Mural que eu usei no desafio de hoje foi da Coleção Dinâmica de Informação: “ARQUIVE & DELETE”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário