segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

O PODER DA SINALIZAÇÃO



por Fabíola Bezerra & Edvander Pires

A sinalização, em sua essência, tem como objetivo "chamar a atenção, de uma forma rápida e inteligível, para objetos e/ou situações suscetíveis de provocar determinados riscos". No caso das bibliotecas, o grande objetivo da sinalização é basicamente dar autonomia aos usuários! Nesse processo, a sinalização auxilia a cada usuário decodificar e/ou tornar inteligível os complexos códigos de classificação, tendo em vista que grande parte da comunidade usuária não compreende a nossa simbologia. A sinalização é, na verdade, uma grande aliada do bibliotecário quando bem trabalhada, mas, infelizmente, as tarefas do dia a dia nem sempre nos permitem dar a devida atenção a esse recurso tão importante e necessário em nossas bibliotecas.



 Seja em época de inventário, seja em época de início de semestre letivo, seja como uma estratégia de marketing, consideramos esses fatores como excelentes oportunidades de atualizar a sinalização de acordo com as reais necessidades de nossos usuários. Ao atualizar e até inovar a sinalização do acervo de nossas bibliotecas, aplicamos efetivamente a 4ª das nossas tão conhecidas Leis de Ranganathan: “poupe o tempo do leitor”! Não bastam uma catalogação e indexação completas em nossos catálogos online, é preciso que a sinalização nas estantes corresponda sempre ao que os catálogos apontam, e que o usuário, por sua vez, demonstre autonomia e independência na busca pela informação, pois temos constatado que muitas comunidades de usuários são assim; preferem eles mesmos buscar, localizar e “usufruir” da informação. Tal fato não descarta nem anula o papel mediador d@ bibliotecári@, pelo contrário, nisso podemos ter oportunidades para dar a autonomia que o usuário almeja.

E então? Que tipo de sinalização você tem adotado na biblioteca onde você atua? Você tem observado se o seu usuário tem localizado o material de que necessita de uma forma efetiva e eficaz? Nós temos a certeza de que o feedback será sempre positivo por parte da comunidade usuária, e, nesse sentido, @ bibliotecári@ precisa estar atento às mudanças no acervo e na linguagem adotada, já que, parafraseando novamente as Leis de Ranganathan, a biblioteca é, e sempre será, um organismo em constante crescimento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário