segunda-feira, 12 de outubro de 2015

COMEMORAÇÕES QUE SE COMPLETAM!

por Ana Luiza Chaves

Feliz Dia da Criança! Feliz Dia Nacional da Leitura!

No dia 12 de outubro também são comemorados o Dia Nacional da Leitura e a Semana Nacional da Leitura.
A data foi definida pela Lei 11.899/2009, cujo projeto de origem foi do Senador e Educador Cristovam Buarque, objetivando ressaltar a importância da proximidade com o livro desde a infância, e estimular a produção literária do país.
Postamos na semana passada texto que incentivava o ato de presentear livros no Dia da Criança, elegendo o livro como um brinquedo diferente, que mexe com a criança, com a sua imaginação. Hoje juntamos neste texto as duas comemorações, porque elas se inter-relacionam, uma tem a ver com a outra.
Todos nós já sabemos sobre o diferencial que faz para uma criança a convivência com livros e o exemplo de pais leitores, às vezes, só nos falta a iniciativa, o ato de oferecer, de disponibilizar, de dar acesso à leitura.
Vamos oferecer mais leitura a nossa criança! Seja ela em livros impressos, eletrônicos, gibis, livros de colorir ou aqueles apenas com imagens, não importam! Mesmo sem saber ler no sentido literal da palavra, ela fará a leitura conforme a sua realidade, criando histórias fantásticas, aguçando a imaginação, fazendo conexões, indagando e explorando seu pequeno mundo.
Já sabendo ler, ela ampliará seu vocabulário, desenvolverá a compreensão de outros textos e, sobretudo, desenvolverá a escrita.
Uma vez adulta, por toda a vida, compreenderá melhor o mundo, as coisas e as pessoas e, de tanto ler, fará associações entre um texto e outro, entre um autor e outro, construirá suas argumentações e terá suas próprias conclusões de mundo e de verdades, tornando-se uma pessoa reflexiva e crítica. É a constituição do conhecimento e a apropriação de saberes, para expressar e partilhar tudo isso com o próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário