segunda-feira, 2 de setembro de 2019

CONQUISTANDO NOVOS PÚBLICOS

Por Fabíola Bezerra

Falar sobre Biblioteconomia para bibliotecários é fácil! O desafio consiste em falar para leigos!

Quem acompanha o nosso trabalho desde o início, sabe que em 2004 empreendemos um e-commerce de t-shirts, segmentado para bibliotecários. Se você for novo(a) por aqui ou não tomou ainda conhecimento, aproveito a ocasião para lhe apresentar a T-shirts Mural (www.t-shirtsmural.com.br), cuja lema é: “Leve a Biblioteconomia no peito”.


Por meio de diferentes estampas e frases divulgamos a profissão e os profissionais, usando também as bibliotecas como pano de fundo, para ressaltar a importância do nosso fazer bibliotecário.

Semana passada tivemos a oportunidade de participar pela primeira vez, como expositor, da VIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, fizemos uma parceria com a Associação dos Bibliotecários do Ceará (ABC). Nessa parceria, dividimos, democraticamente, o espaço do stand com a ABC, o CRB-3, o Arquivo Público e a Biblioteca Pública, foi uma experiência muito positiva!

Como somos uma loja segmentada, nosso público alvo são os bibliotecários. A Bienal foi a nossa primeira experiência em um evento cujo público consumidor eram pessoas de diferentes áreas do conhecimento.

Nesse sentido, tivemos o desafio de levar a nossa mensagem, estampada em diferentes modelos, a fim de atender a outros públicos.

Foi interessante perceber o interesse, a curiosidade e o encantamento junto às t-shirts, de centenas de pessoas que passaram pelo stand durante a Bienal. Um outro desafio foi entender a percepção de valor de um produto e de um segmento alheio à maioria do público. Aprendi nas minhas leituras sobre marketing, que preço e valor são coisas bem diferentes.

PREÇO é o que você paga quando compra um determinado produto, VALOR é o que você leva quando adquire um produto que deseja muito.

Nessa perspectiva, para os bibliotecários que passaram pelo stand e adquiriram uma T-shirts Mural, o que contou na decisão de compra foi o “valor” que eles perceberam sobre o nosso produto e sobre o nosso propósito de valorização profissional.

Mas, em meio a tantas formas de conquistar o público na Bienal, tais como palestras, oficinas, rodas de conversa, etc., levar informação de forma lúdica e criativa estampada no peito, pode ter sido um veículo por demais atraente para os vários visitantes que conheceram a t-shirts.

Diante da aceitação, o que podemos inferir de uma forma geral, que além de pagarem por preço, consideraram também o valor.

Os muitos visitantes que adquiriram um de nossos modelos, foram motivados pelo diferencial nas mensagens estampadas nas t-shirts, segundo eles: “uma maneira diferente de falar de livros, de leitura e de conhecimento”.

Tudo isso nos motivou a continuar a produzir mais t-shirts, a criar novos modelos, a buscar novos públicos, interagindo de forma mais ampla, mas sempre trazendo a Biblioteconomia no peito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário