terça-feira, 20 de março de 2018

ESCOLHA E OPORTUNIDADE

Por Ana Luiza Chaves

Escolha e oportunidade, a primeira requer tomada de decisão, já a segunda, visão para enxergá-la. Mas, ambas as ações exigem atitude da parte de quem está querendo entrar no mercado de trabalho ou melhorar seu posicionamento dentro dele.

Depois de escolhermos a profissão, optamos por um trabalho (quando há chance para isso) ou nos enquadramos em um segmento específico, que surgiu como oportunidade.

Portanto, primeiro escolha, depois oportunidade, mais adiante teremos novas oportunidades e aí, dentro destas, fazemos as escolhas. É um vai e vem de oportunidades e escolhas.

O importante é não ficar parado, pensar global e agir no particular. Foi o que aconteceu com o Mural. Primeiro, pensamos grande, entrar na mídia social, depois agimos naquilo que temos expertise, atuar com a Biblioteconomia.

Agora pensamos novamente grande, participar de um concurso em nível internacional, para mostrar algo específico, que dominamos, que sabemos realizar. Entramos no páreo do "Concurso Internacional de Experiências Bibliotecárias", do evento "Library Tour & Festival", de Bogotá, para o mundo.

Foi uma oportunidade que surgiu, que soubemos agarrar, não importa se vamos ganhar, o que vale é a participação, a visibilidade e, se não for desta vez, outras virão, quem sabe, por intermédio dessa ação. Sim, porque a rede é uma teia em que cada fio pode levar a vários caminhos e estes, por sua vez, abrem novos e assim por diante...

Estamos fazendo barulho, mostrando do que somos capazes. A Biblioteconomia precisa disso.

E você, já viu quais oportunidades estão a sua volta? Façam suas escolhas! Agarrem as oportunidades!

___________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário