segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

RIMANDO NA BIBLIOTECONOMIA

Por Ana Luiza Chaves

Rimando na Biblioteconomia é a nova série do Mural Interativo do Bibliotecário, em que tomamos algumas palavras que rimam com Biblioteconomia, para trazer mais conhecimento e engajamento de forma atrativa, lúdica e criativa junto aos nossos seguidores.
A língua é um universo de possibilidades, uma delas é a rima, recurso estilístico da escrita muito utilizado pelos escritores, sobretudo na poesia, trazendo beleza, requinte e grandeza ao texto, além de sonoridade, ritmo e musicalidade aos ouvidos.
A rima traz repetição de sons idênticos ou parecidos sempre no final dos vocábulos ou das sílabas. A Ciência Linguística classifica as rimas de várias formas, aqui não vamos entrar nesse mérito, apenas dizer que escolhemos aquela do tipo final e soante (ou consoante), que traz correspondência de som total, ou seja, além da vogal.
Fazendo uma analogia, podemos dizer que rimar na vida, no trabalho e na Biblioteconomia é, de certa forma, acertar, gerando cadência e fazendo ciência; tendo atitudes em sintonia e sinergia; produzindo ativos e resultados positivos.
E como sempre estamos exercendo a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade junto à Biblioteconomia, vamos lançar mão, além de alguns substantivos comuns, algumas ciências, que irão nos ajudar nessa brincadeira séria.
Aguardem e acompanhem! Vem rima por aí...
______

Nenhum comentário:

Postar um comentário