segunda-feira, 18 de junho de 2018

BIBLIOTECÁRIO EM FAMÍLIA

Por Fabíola Bezerra

Esses dias estava na casa da minha irmã quando minha sobrinha chegou angustiada e aflita, depois que defendeu sua dissertação, fez os ajustes indicados pela banca e está na fase das correções finais no arquivo.

Na ocasião, sua maior dificuldade era inserir a ficha catalográfica, em formato PDF, no local indicado, assim como, inserir a folha de aprovação, assinada pela banca, também em PDF. Sua dissertação estava no word e as folhas citadas acima estavam em PDF, ela já tinha quebrado a cabeça várias vezes, por vários dias.

Quando ela me viu disse assim: “Tia estou aflita, não consigo inserir a ficha catalográfica e a folha de aprovação dentro do meu arquivo da dissertação”. Ela realmente estava preocupada pois não conseguia encontrar solução para aquele seu “grande problema”.

Então eu disse: “Carol tenha calma que isso é fácil”.

Ela disse: “Como assim fácil?”. Dei uma risada e disse: 
“Vamos no computador que eu te mostro”.

Abrimos o arquivo da dissertação e disse: “Carol vamos primeiramente transformar seu arquivo em PDF”. Depois, procurei no meu Gmail, um e-mail que guardo na minha caixa de correios há muitos anos, cujo assunto do e-mail é: “JUNÇÃO DE PDF” . No conteúdo do e mail apenas o link de uma ferramenta onde é possível, juntar, cortar, recortar, inserir, extrair, etc páginas de arquivos em PDF, uma pequena maravilha que descobri por acaso na Internet há muitos anos, guardo esse e-mail como uma “relíquia”.

E foi assim que rapidamente resolvi o “grande” problema da minha sobrinha. Quando voltamos para o convívio com os outros familiares, ela rapidamente disse: “Tia Fab se garante”. Fiquei toda vaidosa com o seu comentário, mas fiquei pensando sobre o ocorrido.

O que fiz não foi nada extraordinário, mas teve para ela um grande valor, pois consegui resolver sua necessidade de informação imediata. Assim como ela, acredito que muitos pós-graduados, mestrandos, doutorandos necessitam de informações básicas para solução de problemas de pesquisa.

Como nem todos possuem a sorte de ter um(a) bibliotecário(a) na família, a atuação dos bibliotecários nas unidades de informações são muitas vezes essenciais na vida acadêmica dos usuários.

E, antes de terminar o texto, envio para vocês o link da ferramenta que comentei acima, na certeza de que será de muita utilidade para todos. Tomem nota: http://pdf.ter.dk/

E você, já salvou alguém da família, nessa mesma situação, aplicando sua expertise de bibliotecário?

Em casa de ferreiro, nem sempre o espeto é de pau.
__________

Nenhum comentário:

Postar um comentário